O caso de merchandising paleontológico mais recente é o de um titanossauro argentino herbívoro e quadrúpede com 85 milhões de anos de idade, 22 metros e até 35 toneladas que ganhou o nome da Petrobras, descoberto por pesquisadores de lá.
Casos parecidos aconteceram recentemente com outras empresas do ramo da Petrobras. O dino Futalognkosaurus dukei, de 2007, por exemplo, tem esse nome por causa da Duke Energy. O Panamericansaurus, do ano passado, refere-se à Pan American Energy.
A homenagem dos hermanos não é, claro, só um gesto de camaradagem latino-americana: a Petrobras, que hoje tem vários poços pelo país, dá suporte logístico (como alojamento e alimentação) a paleontólogos do país que tentam encontrar fósseis perto das perfurações.
Segundo Leonardo Filippi, paleontólogo do Museo Municipal Argentino Urquiza e autor do artigo científico, não é bem, então, que a Petrobras tenha "comprado" o nome do bicho. Nas palavras dele, é um "reconhecimento da colaboração constante" da empresa brasileira.
Involuntariamente, os argentinos acabaram revivendo a crítica de que a Petrobras, supostamente gigante e lenta, seria um dinossauro.
Ao menos não deram ao bicho o famigerado apelido de "Petrossauro", mas sim o nome de Petrobrasaurus puestohernandezi --o segundo nome por causa de Puesto Hernández, na Patagônia, local onde o animal foi achado.
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Este tipo de olhar quem deseja muito são os interessados em espoliar a Petrobras e os interesses do Brasil. De forma paga e vergonhosa, a Revista Veja a serviço deste tipo de interesses, num passado "Collorido recente", inventou estatísticas quem nem ela era competente para julgar, e de forma irresponsável, como vários veículos da mídia atual, apenas sabem lançar dúvidas e inquietações para a população leiga no assunto; "Energia/Petróleo". Supondo que estes veículos de comunicação tivessem alguma credibilidade e descência, ficam atônitos a espera de um exclarecimento fundamentado proveitoso. Mas, como ser jornalista hoje está longe de ser sinônimo de informar bem/ ética, tudo vale ao SABOR DE MATÉRIAS PAGAS.
Longe disso na verdade, hoje NOSSO PATRIMÔNIO, a Petrobras é disparadamente sinônimo de sucesso, vanguardismo, inovação,gestão austera, coragem e espírito empreendedor dos brasileiros, além de muito bem vindo os seus colaboradores.
Ao colocar tal deferência neste achado, nossos Hermanos mostram seu espírito grandioso e partilhador de suas riquesas e solidariedade.
Att. Hélio Corrêa