Um avião militar perdido, com um grande significado histórico, foi encontrado nas águas da costa de San Diego, e um esforço está sendo feito para tirá-lo do fundo do oceano.

Especialistas consideram o TBD Devastator da Segunda Guerra Mundial como o “Santo Graal” das restaurações de aeronaves navais. Na importantíssima Batalha de Midway, as tripulações destes torpedeiros navais foram reconhecidas por seu heroísmo. Contudo, pouco depois o modelo foi retirado do serviço ativo.

É extremamente raro. Não existe nenhum em exposição no mundo todo”, disse Ed Ellis, do Museu Nacional de Aviação Naval em Pensacola, Florida. Ele disse que isso logo poderá mudar, pois descansando nas águas próximas a San Diego está um Devastator.

Em 1941, um voo de treinamento de North Island terminou com a queda e afundamento da aeronave. De acordo com um relatório do acidente, o piloto sobreviveu, e disse: “Uma onda atingiu minha asa esquerda. O avião afundou com a asa direita primeiro”.

Uma empresa de resgates usou sonar para localizar a aeronave e um mergulhador confirmou que é um Devastator. A empresa não revelou o local, mas de acordo com representantes do museu, a aeronave está entre 2 e 9 quilômetros da costa, a cerca de 200 metros de profundidade.


É o Santo Graal da aviação naval e é o que queremos neste museu”, disse Ellis. Em agosto de 2010, o museu realizou a recuperação de um Helldiver.

No entanto, a recuperação do Devastator será mais difícil e bem mais cara. O museu procura patrocinadores para ajudar a conseguir os 300 mil dólares necessários.

O museu manteve a localização do Devastator em segredo por mais de uma década, focando-se em um exemplar que afundou perto de Miami. Contudo, este último projeto encontra-se paralisado por razões legais.

Outro Devastator, afundado perto das Ilhas Marshall, custaria 2 milhões de dólares para ser resgatado, então o avião de San Diego ganhou prioridade máxima.

Fonte: 10 News, 24 de fevereiro de 2011. - Via SALA DE GUERRA