Uma das seis aeronaves que competem no MMRCA da Força Aérea da Índia, o Eurofighter está presente no evento que começou hoje na Índia pensando em retomar um potencial desenvolvimento naval que já passou por detalhados estudos no Reino Unido.
“Se o caça Typhoon vencer o MMRCA então a Índia terá a habilidade de desenvolver no seu país uma versão naval do caça,” disse Paul Hopkins, vice presidente de desenvolvimento de negócios da BAE Systems India. “Essa é uma perfeita oportunidade para nação ao adicionar a aeronave com capacidades de operação em terra e embarcada.”
Sendo mostrado na forma de um modelo pela primeira vez essa semana, o modelo europeu poderá receber inúmeras novas características para suportar sua operação no mar. Dentre essas estão incluídos um novo trem de pouso reforçado, um gancho de parada modificado e sistema de controle de empuxo vetorado nos dois motores Eurojet EJ200. Esse último poderia permitir que o caça fizesse uma aproximação para o porta-aviões numa velocidade reduzida sem restringir a visão do piloto pela exigência de um aumento do ângulo de ataque.
A Eurofighter disse que apenas localizados reforços serão necessários em algumas partes da fuselagem próximo ao trem de pouso, e dos motores EJ200. Tanques de combustíveis conformais com a fuselagem poderiam aumentar o alcance da aeronaves de ataque.
Também de interesse para aplicação na Índia estão as novas opções de armas mostradas pela primeira vez num modelo em escala de 100% do Typhoon. Trabalhando em conjunto com a Saab e a Diehl, o grupo Eurofighter está oferecendo o míssil anti-navio RBS15 como uma das futuras opções do caça multimissão.
Fonte: Flight Global – Via: Cavok - Fotos: Shiv Aroor (livefist)
0 Comentários