Os Estados Unidos mobilizaram aviões e efectivos militares na base na ilha grega de Creta, como parte do plano de preparação para uma eventual invasão da Líbia, revelou, ontem, à Efe, uma fonte do Ministério da Defesa grego.

Além disso, o porta-aviões norte-americano “USS Kearsarge” chegou, na quarta-feira, à base naval grega acompanhado por rebocadores, noticiou a agência grega ANA. Ao todo, 77 oficiais e 1.100 marinheiros viajam a bordo do “USS Kearsarge”, que transporta aviões, helicópteros e barcos anfíbios.

Além disso, leva mísseis Sea Sparrow, Rolling Airframe, sistemas antiaéreos Phalanx uma unidade médica para atender 600 pacientes. A presença do porta-aviões na ilha provocou protestos da população e do Partido Comunista da Grécia (KKE), que convocou uma manifestação na praça central da cidade de Hania. “Actualmente na região estão seis aviões C-130 e dois de reconhecimento RC135, todos norte-americanos e dois C-160 alemães”, disse a fonte do Ministério da Defesa, a propósito das notícias sobre movimentações de soldados e material bélico em território grego.

O navio de guerra USS Kearsarge é visto no Mar Vermelho em 16 de fevereiro (Foto: AFP PHOTO / US NAVY)

Um destacamento de 400 marines chegou na quarta-feira à base dos Estados Unidos com destino aos navios de guerra no Mediterrâneo.“Os Estados Unidos não têm tropas na Líbia, mas estão em estado de alerta”, disse, à Efe, um porta-voz da embaixada norte-americana em Atenas sobre chegada dessas unidades de Infantaria da Marinha à ilha de Creta. “Os EUA estão a mobilizar tropas e equipamento naval na região, para estar preparados e dar mais opções ao Presidente Barack Obama”, acrescentou.

Fonte: Jornal de Angola