O Exército líbio continuou hoje suas operações em imediações da cidade de Ajdabiya, freando o avanço das forças rebeldes para o enclave petroleiro de Brega, enquanto segue o pulso militar na ocidental Misratah.

Depois de ter retrocedido na segunda-feira uns 40 quilômetros ao oeste de Ajdabiya, as tropas leais ao líder líbio, Muamar Kadafi, obrigaram aos opositores a reconsiderar a reconquista da estratégica Brega e sua refinaria, apesar de a contar com apoio de aviões da OTAN.

De acordo com informes difundidos em Trípoli, a aviação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) incrementou os bombardeios sobre posições governamentais nos arredores de Ajdabiya, mas não impediram que a artilharia terrestre golpeasse aos alçados.


http://2.bp.blogspot.com/-IY81WGc1AvI/TYgJuIIjBLI/AAAAAAAAFPg/MWINfEX6Wr4/s400/carlos-latuff-smells-like-foreign-intervention-libya-march-9-2011.gif


Porta-vozes da insurgência indicaram que uma bateria de mísseis Grad foi enviada a essa cidade procedente de Benghazi, convertida em capital da oposição representada pelo Conselho Nacional de Transição (CNT). Correspondentes em zonas dominadas pelos insurrectos descreveram que entre os combatentes cresceu o entusiasmo depois de circular notícias de que a União Europeia poderia decidir o envio de tropas terrestres a Líbia, o qual não contempla a resolução da ONU.

Assim mesmo, conheceu-se que a passada madrugada os aviões de guerra da OTAN bombardearam e desmantelaram uma coluna de reforços do governo libio quando se dirigia à sitiada localidade de Misratah, o único bastião opositor no ocidente desta nação norte-africana.

Os rebeldes asseguraram que se tratava do sexto contingente de combatentes enviado desde Trípoli para sufocar a resistência, e as unidades regulares foram surpreendidas quando saíam das montanhas da cidade de Beni Walid no sul de Misratah.

Testemunhas agregaram que a OTAN atacou na madrugada uma instalação de radares próxima ao porto da cidade e os rebeldes relataram que ao cair a noite os aviões aliados a sobrevoaram e se escutaram em massa explosões, mas não precisaram quais foram os alvos.

Igualmente, registraram-se confrontos armados no distrito de Jabal Gharbi, no oeste de Trípoli, onde se estima em mais de 100 os mortos por ataques de ambos bandos com foguetes, ao igual que ocorreu nas cidades de Yafran e Nalut.

Desde Benghazi, a segunda cidade líbia, chegaram relatórios de crescente inquietude entre a chefatura do CNT e a população pelo pioramento das condições econômicas pela progressiva escassez, de dinheiro em numerário enquanto estanca-se o conflito.

Ao igual que ocorre aos cidadãos em territórios controlados pelo Governo, a esses problemas se acrescentam a alça de preços, o não pagamento de alguns salários e a diminuição da oferta nos mercados.

Fonte: Prensa Latina

Kaddafi Hind-D Gunship Helicopters And Gunfire Plague The Libyan City Of Misrata