O ministro francês da Defesa, Gerard Longuet, afirmou nesta sexta-feira que a coalizão está indo além da resolução 1973 da ONU sobre a Líbia, depois que os presidentes dos Estados Unidos e França e o primeiro-ministro da Grã-Bretanha destacaram que um futuro com Muammar Kadafi é impossível.

Ao ser questionado em uma entrevista na TV francesa se a coalizão estava além da resolução da ONU, Longuet respondeu: "Da resolução 1973 seguramente, não mencionava o futuro de Kadafi".

Os presidentes da França, Nicolas Sarkozy, Estados Unidos, Barack Obama, e o premier da Grã-Bretanha, David Cameron, afirmaram em um artigo conjunto que é "impossível imagiar que a Líbia tenha um futuro com Kadafi".


"Mas acredito que se três grandes países dizem o mesmo, é importante para as Naçõess Unidas e talvez um dia o Conselho de Segurança adote uma nova resolução", declarou Longuet.

O ministro disse que é natural que países como Rússia, China e Brasil manifestem dúvidas, mas questionou "qual é o grande país que pode reconhecer que um chefe de Estado pode solucionar seus problemas disparando com canhões contra sua população? Nenhum grande país pode reconhecer".

Fonte: Terra