Inovações brasileiras na área de defesa e segurança são alguns dos destaques da LAAD 2001 (Latin America Aerospace and Defence), maior e mais importante feira do setor, que acontece no Riocentro, Rio de Janeiro, até o dia 15 de abril (sexta-feira). Entre os diversos produtos, entre maquetes, apresentações e protótipos, de mais de 600 expositores, estão uma mostra de projetos financiados pela FINEP.
Falcão, da Avibrás
Nos últimos dez anos, a agência do Ministério da Ciência e Tecnologia, investiu mais de R$ 1 bilhão em pesquisas tecnológicas que resultaram em produtos como o VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), o Falcão, da Avibrás, os radares SABER M200 e M60, da CTEx, mísseis da Mectron e a Viatura Blindada de Transporte Pessoal Média de Rodas (VBTP-MR), da IVECO.
Segundo o presidente da FINEP, Glauco Arbix, as inovações em defesa e segurança são extremamente relevantes porque ajudam no desenvolvimento de outras áreas do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação. Hoje, o Brasil é visto como mercado militar atrativo, já que tem o maior orçamento de defesa da América Latina.
Conforme anunciado pelo Ministério da Defesa, o Brasil encontra-se hoje em processo de aquisição de novas tecnologias para as três força e de busca de empresas internacionais para joint ventures. Também procura parceiros para programas atuais e futuros. Nos últimos seis anos o aumento do gasto militar brasileiro foi de 50%. No mercado da América Latina também houve crescimento significativo no que se refere à compra e importação de equipamentos e serviços na área de defesa. Os países que mais aumentaram seus gastos em defesa foram Brasil, Chile e Venezuela.
A Feira Latinoamericana reúne bienalmente empresas brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços para as três Forças Armadas, polícias, forças especiais, serviços de segurança, consultores e agências governamentais.O evento no Brasil conta com o apoio do Ministério da Defesa, das Forças Armadas e das associações ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança) e AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil). A feira tem realização simultânea com o III Seminário de Defesa e com o V Simpósio Internacional de Logística Militar. [www.finep.gov.br].
0 Comentários