Objetos foram avistados em diversos pontos da cidade; o fato inexplicável ainda rende boas discussões.

Primeira dica: fique atento ao céu de São José dos Campos hoje. Segunda dica: suspeite de tudo que enxergar e, se possível, tire uma fotografia.

O motivo: a inesquecível noite em que Ovnis (Objetos Voadores Não Identificados) invadiram o céu da cidade completa hoje 25 anos sem nenhuma explicação lógica, mas envolta em muita polêmica.

Entre tantas dúvidas sobre existência de vida em outro planeta existe uma certeza: na noite de 19 de maio de 1986, moradores de São José viram, e a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou, que objetos desconhecidos sobrevoaram a cidade.

A confirmação da FAB deu ao evento status de oficial que teve destaque no noticiário internacional sobre o “show de disco voadores”.

De forma indireta, o coronel Ozires Silva, um dos fundadores da Embraer, participou daquela noite. Segundo relatos, ele chegava de avião a São José e pediu autorização para começar o pouso.

O Centro de Controle de Brasília autorizou, porém perguntou se Ozires enxergava algo estranho no ar. O coronel negou, mas instantes depois, quando estava mais próximo da descida, viu um ponto luminoso. Pediu permissão para voar na direção do objeto e tentou, sem sucesso, alcançar a luz alaranjada.

“Com sinceridade, não sei o que era”, disse Ozires à época do acontecido.

Trote. Moradores de todas as regiões de São José ligaram para a redação do antigo jornal valeparaibano. As ligações foram interpretadas como um trote, mas o repórter fotográfico Adenir Britto, 48 anos, e a jornalista Iara de Carvalho, resolveram conferir.



“É a noite do mistério. Não dá para dizer que havia interferência humana porque a velocidade com que as luzes aceleravam e desaceleravam era muito grande. Com certeza, não era avião, helicópteros e nada do tipo”, afirmou ontem Britto a O VALE.

Os primeiros Ovnis foram avistados por volta das 18h30. O controlador de voo da torre da cidade, o então sargento Sergio Mota da Silva, viu os objetos luminosos, que, segundo moradores, predominavam na cor vermelha, mas também tinham amarelo, verde e alaranjado. Hoje, 25 anos depois tudo ainda é mistério.

APARIÇÃO

Moradores de todas as regiões veem ovni


A noite de 19 de maio de 1986 foi única para São José e pelo menos 15 ovnis foram avistados. Os supostos discos voadores, que tinham aparecido pela primeira vez por volta das 18h30 daquele dia, foram vistos pelos moradores da região central, boa parte do Jardim São Dimas, e na zona norte pelos moradores do Alto da Ponte e Buquirinha que registraram o evento.

MEDO

Governo federal faz ação de perseguição


A ‘Noite Oficial dos Ovnis’, como o caso ficou conhecido, mexeu com a alta cúpula do governo federal. A revoada de objetos no céu durou toda a noite e conseguiu ser vista nos estados de Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná. O Alto Comando da Força Aérea Brasileira chegou a realizar sem sucesso duas operações de interceptação e perseguição desses objetos.


Fonte: O Vale - Via: Arquivos do Insólito