Adrian Newey afirmou nesta terça-feira que um furo no pneu traseiro do carro de Ayrton Senna pode ter causado o acidente fatal do brasileiro, no GP de San Marino de 1994.
O projetista, que na época trabalhava na equipe Williams, admite que a coluna da direção também tinha problemas, mas aponta que o comportamento do carro no momento do acidente não se enquadra com este tipo de falha.
“A verdade é que ninguém jamais saberá exatamente o que aconteceu. Não existe dúvida que a coluna da direção falhou e a grande questão é se quebrou no acidente ou se causou o acidente.”
“Existiam fissuras de fadiga e teria quebrado em algum momento. Não existe dúvida que o projeto foi ruim. No entanto, todas as evidências apontam que o carro não saiu da pista devido uma quebra da coluna”, disse o inglês em entrevista o jornal “Guardian”.
Newey analisa as imagens do acidente e explica que pelos dados da telemetria, Senna teria sentido e tentado corrigir uma provável saída de traseiro do seu Williams.
“Se você olhar as tomadas das câmeras, especialmente do carro de Michael Schumacher, o carro não saiu de frente. Ele saiu de traseira, o que não condiz com uma quebra da coluna.”
“A traseira do carro saiu e os dados sugerem o que aconteceu. Ayrton corrigiu indo para 50% do acelerador, o que seria para tentar reduzir a saída de traseira, então, meio segundo depois, ele freou forte.”
“A questão é por que a traseira saiu? O carro bateu no chão mais forte na segunda volta do que o normal, pois a pressão do pneu já deveria ter subido, o que faz você pensar que o pneus traseiro direito provavelmente furou devido algum detrito na pista.”
O acidente do piloto brasileiro aconteceu na segunda volta após a saída do safety car, que entrou por causa de um forte acidente entre Pedro Lamy e J. J. Lehto na largada e que deixou vários pedaços de carro na reta dos boxes, alguns metros antes da curva Tamburello, onde Senna saiu da pista.
Fonte: UOL/BOL - Enviado pelo meu amigo Reinaldo 'BOB' Garcia
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