O governo do Estado por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) ganha reforço com a doação de dois aviões “Bandeirante” Embraer 110. Os equipamentos que foram entregues definitivamente pela Aeronáutica ao governo estadual representam patrimônio de aproximadamente R$ 2 milhões. A assinatura do termo de doação no gabinete do governador contou com a presença da vice-governadora, Simone Tebet, da comitiva da Força Aérea Brasileira (FAB) e de representantes da Sejusp.

Os aviões “Bandeirante” têm autonomia de vôo de cinco horas e capacidade para transporte de 12 pessoas. Com as novas aeronaves o governo pretende economizar com combustível e manutenção, em razão da diminuição do uso freqüente de aviões de pequeno porte. Além disso, os novos aviões proporcionam maior conforto e rapidez nos vôos, especialmente os mais longos com maior capacidade de transporte de passageiros e cargas. As aeronaves poderão atuar em missões civis e policiais de segurança pública e defesa civil.

O tenente-brigadeiro do Ar Ricardo Machado Vieira (foto) explicou ainda que as aeronaves não são utilizadas pela Força Aérea já que tem um certa idade, mas ainda são perfeitamente utilizáveis. “A Força Aérea tem um padrão de qualidade na manutenção de todas as aeronaves com cuidado principalmente no aspecto da segurança de vôo.

Temos certeza que serão muito bem utilizadas pelo Estado”, disse. Conforme o tenente-brigadeiro do Ar, a FAB está modernizando e desativando algumas aeronaves “Bandeirante” e por conta disso está havendo a redução da frota da Força Aérea com relação a essas aeronaves.

“Houve a disponibilidade de fazer essa sessão para Mato Grosso do Sul e já temos outros estados interessados na parceria como Goiás e Mato Grosso. Essas doações são razoavelmente fáceis de agilizar e na medida do possível
estamos dispostos a ajudar sempre”, comentou.

Uma decisão publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 23 de maio efetivou a doação das aeronaves ao governo estadual por parte do Ministério da Defesa. As aeronaves já estavam cedidas ao Estado que deverá manter seu uso em ações relativas à Segurança Pública. Desde 2008, o governador André Puccinelli pleiteava a doação definitiva dos aviões ao patrimônio do Estado.

“A força aérea procura sempre através das suas organizações distribuídas em todo território nacional manter o melhor relacionamento possível e aqui particularmente em Mato Grosso do Sul, o governador tem tido uma atenção com a nossa Base Aérea e retribuímos dentro das nossas possibilidades”, justificou o tenente-brigadeiro do Ar.