A SELEX Galileo, uma empresa Finmeccanica, e a Aeroeletrônica Israel International Ltd, uma empresa da Elbit Systems Ltd, assinaram um contrato para o fornecimento de mais 11 radares Grifo F/BR radares para atualizar a frota de aeronaves F-5 da Força Aérea Brasileira.

O Grifo tem estado em serviço com a Força Aérea Brasiliera nos últimos 10 anos, proporcionando o conhecimento do equipamento sem comparação e proporcionando uma capacidade de ataque aos seus pilotos.

A assinatura do contrato fortalece ainda mais a excelente reputação da radar Grifo que, em todas as variantes, alcançou vendas superiores a 450 unidades, satisfazendo a maioria dos exigentes usuários finais, como as Forças Aéreas de Cingapura, Brasil, República Tcheca, no Paquistão e na Coréia do Sul.

Desenvolvido como a solução ideal para o modernizado F-5, o radar de controle de fogo Grifo atendeu com imediato sucesso, graças a um processo contínuo de inserção de capacidade e tecnologia, continuando uma referência em termos de níveis de desempenho e na natureza abrangente dos modos de funcionamento . Estes modos tornam possível o apoio nas tarefas multi-missões de forma eficaz. Tanto no modo ar-ar, como num modo ar-superfície, e modos de apoio à navegação e um pcote de vôos comprovados de funções para combater as ameaças eletrônicas, o radar Grifo agora inclui modos para a busca e identificação de alvos com capacidade de processamento de imagens de alta resolução, aumentando a sua competitividade no mercado.

“Estamos muito satisfeitos com essa nova encomenda. Ela confirma a decisão inicial de desenvolver um radar de controle de fogo como uma escolha que levou ambos a excelentes resultados de vendas e uma reputação crescente num setor particularmente difícil de radares para aviões de combate “, diz Oscar Bosco, repsonsável pela atividade de radares na Itália.

“O radar Grifo não é um produto fechado”, Bosco continua, “mas está sujeito a atualização contínua, tanto em termos de modos de operação como de soluções de hardware, a fim de atender às necessidades de constantes mudança desse mercado altamente competitivo. O roteiro para a evolução do radar Grifo já foi planejado e a próxima fase será o Grifo-E: uma versão com uma capacidade de varredura eletrônicamente ativa (AESA). O Grifo E será disponibilizado para a carteira existente de clientes SELEX Galileo de radares AESA para satisfazer as exigências de novos e de modernizadas aeronaves treinadoras avançados, de ataque leve e de aeronaves de combate “.

Fonte: CAVOK