Uma equipe de arqueólogos está em Grantham, Inglaterra, tentando descobrir segredos dos lendários Dambusters.

O dono da propriedade rural St. Vincents, Graham Jeal, convidou os arqueólogos para o local, que foi usado durante a guerra como QG do 5º Grupo do Comando de Bombardeio da RAF – então sob a rígida liderança do Marechal-do-Ar Arthur “Bomber” Harris.

Na noite do ataque dos Dambusters, Bomber Harris estava na sala de operações no QG junto com o criador das bombas elásticas, Barnes Wallace, esperando notícias do sucesso ou falha da operação.

Rumores nas redondezas dizem há um centro de comando subterrâneo sob a construção, e isso fez com que o proprietário contatasse os arqueólogos 18 meses atrás. Um deles, Dave Hibbert, disse: “Tivemos um excelente sucesso inicial, com interessantes estruturas sendo encontradas. Esperamos poder investigar mais sobre o uso delas”.


Os britânicos propuseram um audacioso plano para assassinar Mussolini em seu quartel-general de Roma com um bombardeio de precisão realizado pelo Esquadrão Dambusters da RAF. O Marechal-do-Ar Arthur “Bomber” Harris propôs o uso de Lancasters do 617º Esquadrão.

Uma dessas estruturas parece ser um sistema de trincheiras com degraus e outra é uma construção de concreto, cujo propósito desconhece-se. “Tudo isso sugere que há bem mais para ser descoberto aqui”, disse Hibbert.

David O’Flanagan, membro da Associação do Comando de Bombardeio, visitou o local e ficou satisfeito com o que viu: “É maravilhoso que Graham esteja tão interessado, e quer que a propriedade seja explorada. Este é um lugar um pouco esquecido, é surpreendente que tão poucas pessoas tenham ideia de sua história”.

Fonte: Grantham Journal, 29 de junho de 2011. - Via: Sala de Guerra