Astrônomos utilizando o Telescópio Espacial Hubble descobriram uma nova lua orbitando o planeta anão, Plutão. Esse novo e minúsculo satélite – temporariamente chamado de P4 – foi descoberto enquanto o satélite Hubble procurava por anéis em volta do planeta anão.

A nova lua é a menor que orbita Plutão. A estimativa de seu diâmetro é entre 13 a 34km. As outras luas de Plutão são bem maiores como, por exemplo, Charon que possui 1.045km de diâmetro e Hydra que possui seu diâmetro aproximado entre 32 e 113km.

“Eu acho maravilhoso que as câmera do Hubble podem ver objetos tão pequenos com tamanha nitidez mesmo estando a 5 bilhões de km” disse Mark Showalter do Instituto SETI de Mountain View, Califórnia.

O resultado ajudará a missão Novos Horizontes da NASA, que pretende enviar uma sonda para o sistema de Plutão em 2015. A missão irá trazer novas informações sobre os mundos no fim do sistema solar. “Essa é uma descoberta fantástica” disse o principal investigador da missão Novos Horizontes, Alan Stern. “Agora que sabemos da existência de outra lua no sistema de Plutão, poderemos investiga-la durante a missão” ele complemente.


Leia mais no Oficina da Net: Hubble descobre outra lua orbitando Plutão


Fonte: IG/NASA