A Lockheed Martin dos EUA confirmou seu interesse em competir para fornecer seus jatos de combate F-16 para a República Tcheca num contrato de dezenas de milhões de dólares. Os caças F-16 norte americanos já haviam participado de uma competição em 1999, quando a República Tcheca havia decidido adquirir caças supersônicos, mas que no final decidiu por alugar os caças suecos JAS39 Gripen da Saab.

O contrato de aluguel termina em 2015. E é por isso que o Ministério da Defesa pediu à França, aos Estados Unidos, a Suécia e ao consórcio Eurofighter em dezembro do ano passado para uma oferta preliminar de caças supersônicos para a Força Aérea da República Tcheca.

A Lockheed é segunda fabricante militar que anuncia publicamente seu interesse na proposta, após a sueca Saab informar que gostaria que a República Tcheca mantivesse em operação os seus caças Gripens.

Se o governo tcheco decidiu atualizar sua força aérea, a Lockheed Martin está preparado para oferecer uma ótima proposta, conforme disse a porta-voz da empresa Laura Siebert.

Mas militares techecos disseram que provavelmente o caça F-16 não terá chance na competição, uma vez que o modelo é utilizado pelo país vizinho Polônia, e na Bélgica e Dinamarca. “Se buscamos uma nova qualidade, nós definitivamente não vamos falar sobre o F-16″, citou o comandante de ala da República Tcheca Jaroslav Mika.

Lockheed também poderá oferecer sua nova aeronave stealth F-35. Mas eles ainda estão sendo desenvolvidos e além disso, eles seriam caros demais para a República Tcheca.

Um caça Gripen da República Tcheca durante o Tiger Meet 2011. (Foto: Armée de L'Air)

Cinco empresas participaram da licitação para a encomenda de 1999: McDonnell-Douglas/Boeing (F/A-18) e a Lockheed Martin (F-16) dos EUA, a francesa Dassault Aviation (Mirage 2000-5), o consórcio europeu EADS (Eurofighter) e a parceria britânica-sueca BAE Systems/Saab (JAS39 Gripen).

A República Checa originalmente planejava comprar os caças Gripen. O contrato de compra no valor de 3,4 bilhões de dólares foi aprovado pelo gabinete social-democrata (CSSD), de Milos Zeman, em Abril de 2002, mas não foi aprovado pelo parlamento.

Os militares tchecos no final alugaram 14 caças Gripens por 1,2 bilhões de dólares em 2004.

Fonte: Prague Monitor – Via: Cavok