Para se adaptar ao novo equipamento, mais de 50 técnicos de manutenção e cerca de 20 pilotos da FAV estão na China para os treinamentos de capacitação operacional, informou o coronel Hernán David Garcia Perozo, comandante do Grupo Aéreo de Transporte nº 6, unidade estabelecida na Base Aérea El Libertador, em Palo Negro, Estado de Aragua.
Perozo informou que os Y-8 virão para apoiar a frota de seis Lockheed C-130H Hercules que entraram em serviço na FAV a partir de 1971 e estão passando por dificuldades operacionais por força da insuficiência logística decorrente da proibição do governo de Whashington em transferir para a Venezuela qualquer material para uso militar de origem estadunidense. Mesmo nessas condições, os C-130H da FAV seguirão operando até 2020.
O quadrimotor turboélice Shaanxi Y-8 é uma variante chinesa do Antonov An-12 fabricado aos milhares na extinta União Soviética. Possui capacidade de transportar 20 toneladas de carga, 96 soldados ou 82 paraquedistas.
A FAV solicitou à fabricante Shaanxi Aircraft Co. modificações nos exemplares encomendados, entre elas, alterações nos painéis de comando da cabine de pilotagem, na aviônica, iluminação e distribuição de energia elétrica.
Fonte: Tecnologia & Defesa
0 Comentários