Em 1969, o engenheiro aeronáutico, formado pelo ITA, Ozires Silva recebeu a incumbência de dirigir a primeira fábrica de aviões brasileiros que nascia em São José dos Campos. Ele, que quando garoto, construía pequenos planadores, iria viver agora a sua história e começar a história da aviação brasileira, hoje a terceira maior força mundial da indústria aeronáutica.

Ozires Silva relatou em seu livro 'A Decolagem de um Sonho', as várias noites que passou em claro, esperando o término da construção do hangar. A Embraer nasceu assim, como um sonho que hoje é realidade, a de produzir aviões brasileiros e ganhar os céus do planeta.

(EMB 110 Bandeirante, da Embraer, equipado com a turbina canadense.)

As dificuldades foram muitas, porém, as crises nacionais e mundiais serviram ainda mais para despertar a garra e obstinação de todos os envolvidos no projeto da aviação brasileira. Desde a equipe técnica, até os funcionários da linha de produção, o ideal era um só: construir e fazer voar, sem riscos, o primeiro avião brasileiro, o Bandeirantes.

Embrião da indústria aeronáutica

O projeto foi denominado IPD-6504 - referindo-se ao Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento (IPD) do CTA, e ao ano (65), e número do projeto (04). Foram milhares de desenhos e testes com equipamentos, 110 mil horas trabalhadas, jornada que envolveu uma equipe de 300 pessoas, chefiadas por Ozires Silva. O IPD-6504 representava o projeto embrião do futuro EMB 110 Bandeirante.

Eram 07h07 dia 22 de outubro de 1968, quando o Bandeirantes, avião com nove lugares, foi foi ao céu, em São José dos Campos, para um voo não oficial de 50 minutos. Criado com muitos estudos e trabalho incansável, e após 3 anos e meio de desenvolvimento, o protótipo foi pilotado pelo comandante major-aviador José Mariotto Ferreira e engenheiro de voo Michel Cury.

Sucesso total! Vibração da equipe técnica e esperanças ainda mais vivas para dar continuidade ao sonho!

Voo oficial do Bandeirante


O voo oficial do Bandeirantes aconteceu no dia 26 de outubro de 1968, cerimônia que contou com autoridades civis e militares no Centro Técnico Aeroespacial de São José dos Campos. Ao abrirem-se as portas do hangar X-10, 15 mil pessoas vibraram com a saída da aeronave, que deu várias voltas pelo pátio.

Em seguida, pilotadas pelo Maj. Mariotto e o Eng. Michel, o Bandeirante parte da cabeceira da pista e faz sua primeira decolagem e primeiro voo oficial. Uma prova de competência de sua equipe e certeza de que o futuro da aviação brasileira seria de sucesso.

Horácio Forjaz, vice presidente executivo de assuntos corporativos da Embraer em foto de arquivo durante a festa dos 40 anos da empresa


Um ano depois, o projeto de criação da Embraer torna-se realidade, graças ao sucesso do avião Bandeirantes. A Empresa Brasileira de Aeronáutica foi criada em 19 de agosto de 1969.

Escolhido para ser o presidente da empresa, Ozires Silva, acompanhado de seus colaboradores, tomou posse no dia 27 de dezembro do mesmo ano.

Fonte: Agrovale


Nota: O artigo expõe bem o porque acho que o NOME do KC-390, deveria ser Bandeirante II.