Vinte dos 30 americanos mortos na queda de um helicóptero neste sábado no Afeganistão são Navy Seals, membros das forças especiais da Marinha americana da qual uma unidade eliminou Bin Laden em maio, segundo a imprensa americana. A rede americana CNN indica que 22 das vítimas são Seals, sendo que "a maioria deles pertence à unidade que realizou o ataque no qual Osama Bin Laden foi morto".
"Cerca de 20 Seals da unidade antiterrorista Team 6" estão entre as vítimas, indicou, por sua vez, o Washington Post.
Procurado pela AFP, o Pentágono se recusou a fazer qualquer comentário.
"Não foi a equipe OBL" (Ossama Bin Laden), afirmaram à AFP fontes do governo Obama, recusando-se a indicar se os mortos eram da "Team 6".
Segundo elas, os americanos a bordo do helicóptero eram membros do Exército, ds Marinha e da Aeronáutica.
A "Team 6" (Equipe 6) é a elite dos Seals -- siglas de Sea, Air, Land (mar, ar, terra)-- e suas missões são consideradas tão sensíveis que sua existência nunca foi confirmada.
No Afeganistão, as missões dos Navy Seals estão frequentemente relacionadas a operações contra líderes insurgentes, efetuadas à noite por helicóptero.
Talebã assume
O grupo Talebã assumiu estar por trás da queda de um helicóptero militar dos Estados Unidos. A aeronave caiu na madrugada deste sábado, matando os 38 ocupantes, sendo 31 americanos e sete afegãos.
Um porta-voz do grupo disse que o helicóptero foi derrubado com um míssil.
O incidente registrou a maior perda de vidas americanas em uma só vez no Afeganistão. A Otan (aliança militar do Ocidente) não confirmou o que causou a queda e disse estar investigando o caso.
A maioria dos americanos mortos eram integrantes do Navy Seal, unidade militar que comandou a caçada e a morte do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, em uma ação em maio deste ano, no Paquistão.
Fontes do governo americano disseram à BBC que nenhum dos envolvidos na operação contra Bin Laden estava na aeronave.
O helicóptero caiu na província de Wardak quando retornava de uma ação contra militantes do Talebã, na qual oito membros do grupo teriam sido mortos.
0 Comentários