A Embraer lançou um programa para modernizar 14 aeronaves EMB-312 Tucano para a Força Aérea da Colômbia, mas a maioria do trabalho de produção será executado fora do Brasil.

O contrato de três anos irá modificar o treinador primário com novas asas, trem de pouso e aviônicos, permitindo que sua vida útil seja prorrogada por 15 anos, disse Orlando Neto, vice-presidente de vendas da Embraer Defesa e Segurança.

O primeiro protótipo será concebido e produzido pela Embraer no Brasil, disse Neto.

As atualizações incluem um sistema de aviônicos da Cobham e um sistema de navegação/comunicação da Rockwell Collins. Mas a Força Aérea Colombiana necessita que a Embraer transfira a maior parte do trabalho para uma empresa estatal – a Corporação de la Industria Aeronautica Colombiana (CIAC).

Oito engenheiros da CIAC chegaram a Embraer no final de julho, para serem treinados por especialistas de design da fabricante brasileira.

Depois que a Embraer completar o protótipo, os engenheiros da CIAC treinados pela Embraer vão assumir o trabalho na Colômbia.

A força aérea colombiana recebeu seus EMB-312s em 1992, e também opera com 25 aeronaves de ataques leves Super Tucano, recebidos entre 2006 e 2008.

A Colômbia tem investido bastante para melhorar as competências da sua empresa aeroespacial estatal. No ano passado, uma parceria da CIAC com a norte-americana Lancair para produzir a aeronave em kit T-90 Calima como um treinador básico.

Desde 2008, a CIAC também tem uma parceria com a fornecedora de armamentos colombiana INDUMIL, para projetar e construir veículos aéreos não tripulados usando materiais compósitos.

Fonte: Stephen Trimble/Flight Global – Via: Cavok