Com 34 anos de experiência em aviação e representante no Brasil da empresa checa Aircraft, o piloto Mário César Moreira, afirmou nesta terça-feira que os procedimentos de manutenção adotados pela Noar Linhas Aéreas não estão dentro dos padrões internacionais. Segundo Moreira, a utilização de um caderno de panes à parte do diário de bordo das aeronaves e o relato de problemas nos aviões por meio de e-mails entre os diretores da companhia demonstram que não existia um procedimento operacional correto por parte da Noar. “Existe um ciclo de controle da manutenção de toda aeronave.

Cada avião tem seu diário de bordo, onde obrigatoriamente qualquer ocorrência fora do comum percebida durante a operação é registrada pela tripulação. O diário é um canal de diálogo permanente entre pilotos e mecânicos de voo. Isso não poderia estar num caderno paralelo ou em e-mails trocados pelos diretores da empresa”, avaliou o representante da Aircraft. Mário César Moreira informou ainda que todos os manuais do avião e dos motores do LET-410 foram enviados pela empresa para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) da Aeronáutica.

“Temos todo o interesse que a investigação do Cenipa determine exatamente o que causou o acidente”, frisou Moreira. A Noar Linhas Aéreas, disse através da assessoria de imprensa, que só vai se pronunciar após o fim da auditoria realizada pela Agência Nacional de Aviação (Anac) em suas instalações. O LET-410 da Noar Linhas Aéreas caiu menos de quatro minutos após levantar voo do Aeroporto Internacional dos Guararapes, no dia 13 de julho. As 16 pessoas a bordo morreram no impacto da aeronave com o solo, em um terreno baldio na Avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife. O acidente com o LET-410 da Noar Linhas Aéreas não comprometeu a produção da Aircraft. Atualmente, a empresa checa está em fase final de montagem de 15 novos aviões que serão operadas por companhias aéreas francesas.

A Aircraft assegura que a informação contida no site aviationsafety.net foi erroneamente interpretada pelos órgãos de imprensa brasileiros. No site, há o dado de que 10% dos LET-410 teriam sofrido acidentes. Conforme o representante da empresa no Brasil, na verdade o número de desastres com vítimas envolvendo aeronaves da empresa é de 4%, o terceiro menor índice entre aviões do mesmo porte de dez empresas diferentes.