Caças canadenses estiveram no ar novamente esta semana, atacando tanques e artilharia do regime de Kadhafi, parte da contribuição surpreendentemente substancial deste país para a campanha de bombardeio da OTAN na Líbia que já dura cinco meses.
Como uma das três nações a realizar a maior parte da guerra aérea, por vezes controversa, o Canadá com o seus antigos caças CF-18 Hornet tem dado uma contribuição claramente desproporcional ao tamanho compacto da sua força aérea, segundo fontes da aliança e acadêmicas.
Enquanto a Grã-Bretanha e a França têm cerca de três vezes mais caças-bombardeiros na operação do que o Canadá e normalmente ganham o crédito da maioria dos combates, o Canadá vem logo depois no desempenho das tarefas de ataque, disse um oficial da OTAN, falando sob condição de anonimato.
O Canadá também enviou três aeronaves de reabastecimento aéreo e dois aviões de reconhecimento, estando todas as equipes baseadas na ilha italiana da Sicília. O Canadá está entre um punhado de membros da OTAN que assumiu a maior parte da missão depois que os EUA retiraram seus 50 ou mais aviões de combate no início da campanha.
“O ônus das surtidas de ataque caiu sobre os ombros predominantemente dos canadenses, dos britânicos e dos franceses”, disse o funcionário da OTAN. ”Devo dizer que, o Canadá, em particular, sendo a menor das três forças aéreas, mais uma vez está lutando com uma carga bem acima de seu peso.”
A OTAN, mantendo a sua campanha na quinta-feira, bombardeou Sirte, cidade natal do coronel Kadhafi. Enquanto isso, a luta continuava constante sobre a cidade de Trípoli com os líderes rebeldes, que acreditam estar no controle de grande parte da capital, dizendo que a guerra duraria até quando o líder líbio, agora fugitivo, fosse encontrado, “vivo ou morto.”
O apoio para a operação entre os canadenses tem sido uma mistura de opiniões, em meio a acusações de missões sem razão e controvérsia sobre vítimas civis, mas parece claro, no entanto, que para melhor ou pior que este país tem excedido largamente o papel periférico que muitos observadores esperava que o país fosse desempenhar.
Os seis caças CF-18 Hornets – apoiados por uma aeronave de reposição – registraram 733 missões de bombardeio acima da nação norte-africana, enquanto os aviões de reabastecimento e reconhecimento do Canadá foram acionados uma centenas a mais de vôos.
“As pessoas que estão voando, estão voando direto, e eles estão voando um ritmo elevado de operações”, disse o brigadeiro-general Derek Joyce, comandante da Task Force Libeccio, como a equipe canadense com sede na Itália está sendo chamada.”Estou muito, muito orgulhoso do que já se realizou.”
É difícil obter uma imagem precisa de quem está contribuindo com o que para a campanha, disse o professor Michael Clarke, diretor do Royal United Services Institute, um centro de análise e estudos de defesa no Reino Unido.
No entanto, “os canadenses estão realizando um monte de surtidas”, disse Clarke. ”Só Canadá, França e Reino Unido, entre os aliados, têm mantido um ritmo constantemente alto dos ataques terrestres. Os outros cinco que fizeram alguns ataques foram mais variáveis. Além disso, o Canadá tem a aeronave certa para o papel e tem sistemas mais adequados para lançar armas do que alguns outros aliados. ”
A missão começou como o coronel Kadhafi ameaçando uma vingança sangrenta direto sobre os adversários, com a emissão da Resolução 1973 das Nações Unidas que autoriza os países membros a tomar medidas para proteger os civis. Os críticos se queixam de que a campanha se transformou em uma tentativa de derrubar o regime de Kadhafi, com os alvos crescendo para incluir compostos da família do governante em Tripoli, e com vários membros de sua família sendo mortos pelas bombas da OTAN.
O caça canadense CF-18 Hornet realiza dois tipos de missões – ataque de interdição aérea planejada à infra-estrutura militar estática, incluindo edifícios utilizados para comando e controle, além de “vigilância, coordenação e reconhecimento” missões onde os pilotos de caça atacam os tanques e outros equipamentos móveis do governo com uso de bombas guiadas, disse o General Brigadeiro Joyce a partir de seu quartel-general em Nápoles. Havia um sentido inicial de “euforia” entre os canadenses nesta semana, quando os rebeldes começaram a entrar em Tripoli, mas os pilotos continuaram seus voos de ataques, e ficou claro o regime ainda estava vivo, disparando artilharia e foguetes em Trípoli e em outras cidades, disse o comandante.
Autoridades da OTAN e canadenses insistem que muitas vezes eles alteram seu destino para tentar evitar vítimas civis, criando uma guerra de bombardeio de “precisão sem precedentes.” Entre aqueles que acusam sobre os alvos dos pilotos canadenses está um advogado de Defesa Nacional, disse o Gen. Brig. Joyce.
Vítimas civis têm repetidamente gerado preocupação, com a Itália num ponto de chamar para uma pausa no bombardeio. Investigadores da organização Human Rights Watch passaram uma semana na Líbia neste mês, visitando sites de bombardeio com inspetores do governo, disse o chefe do grupo Fred Abrahams.
Alguns locais haviam claramente sido adulterados, como evidenciado por mamadeiras impecávelmente espalhadas numa cratera onde cada outro objeto estava coberto de poeira, disse ele, mas em outros lugares, os civis definitivamente morreram. Eles incluíram um ataque recente em Majer, onde o regime disse que 85 foram mortos. A Human Rights Watch e jornalistas encontraram evidências de 19 ou 20 corpos, disse ele.
“A evidência sugere que a OTAN realmente se importava, mas ainda existem dúvidas sobre algumas das escolhas”, disse Abrahams. ”A responsabilidade recai sobre eles para explicar esses casos.”
Steven Staples do esquerdista Rideau Institute, geralmente um crítico duro da política externa do Canadá nas missões militares, disse na quinta-feira que estava preocupado com as baixas civis. Ele parou, porém, de condenar o envolvimento do Canadá na operação Líbia, dizendo que tinha uma obrigação especial para apoiar a oposição, dado que as empresas canadenses tinham sido fortemente envolvidas com o regime de Kadhafi.
Fonte: National Post - Via: Cavok
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