O ministro dos Negócios Estrangeiros russo Sergei Lavrov,que se encontra atualmente em viagem pela América do Sul, discutiu na Venezuela as questões de cooperação económica. Após as negociações, o Ministro disse que Moscou estava disposta para considerar a proposta de Caracas de hospedar as reservas oficiais venezuelanos na Rússia.

A proposta de Caracas é um dos pontos importantes do novo programa do presidente Hugo Chávez da recuperação económica da Venezuela. Apenas na semana passada numa entrevista com um dos canais de televisão venezuelanos, ele disse que a Europa Ocidental e os EUA hoje encontram-se na crise profunda, e uma grande parte das reservas oficiais da Venezuela estão precisamente alí. O líder do país também mostrou-se insatisfeito com o chamado precedente da Líbia, quando as primeiras nações estrangeiras congelam contas públicas hospedadas no exterior, e financiam com esses ativos a oposição. A este respeito, Hugo Chávez afirma, que "é hora de verificar a validade das economias de países como China, Rússia e Brasil".

Os países do BRICS cujas economias estão agora em crescimento rápido, podem ser mais estáveis do que os EUA e a Europa em crise . O analista financeiro Dmitry Sussanov comenta estã opinhão.

À luz da redução do rating dos títulos nos Estados Unidos e no contexto de escândalos em torno das agências de classificação, não podemos dizer com certeza que os títulos dos EUA têm o maior índice de confiabilidade e são refúgio muito seguro para os investidores. Daí o desejo dos países em desenvolvimento para diversificar a sua economia. Aqui podemos falar sobre o componente antes de mais nada político, já que o governo venezuelano precisa do apoio político na região, incluindo da Rússia.

Dmitry Susanov também não exclui outras causas. De acordo com o analista, talvez exista alguma contra-oferta da Rússia. E, em troca de colocar seus ativos Caracas obterá descontos para os equipamentos e outras preferências econômicas. Essa possibilidade foi indiretamente confirmada pelo chanceler venezuelanoNicolas Maduro. Após a conversa com o seu homólogo russo, Sergei Lavrov, ele disse que em breve Caracas poderá pedir a Moscou para aumentar o montante do emprestimo concedido. Uma parte dos recursos poderá ser alocada para a proteção e defesa, outra - para o desenvolvimento da infra-estrutura.

Fonte:Voz da Russia