A modernização dos 236 carros de combate TAM (Tanque Argentino Mediano) do Ejército Argentino, que equipam a I e II Brigadas Blindadas, encontra-se a cargo da empresa israelense Elbit Systems. A modernização consiste fundamentalmente na substituição do sistema de movimento da torre (o acionamento hidráulico passará a ser elétrico), o que vai melhorar a assinatura IV mas obrigará a execução de diversas perfurações na torre.

Outras melhoras serão a instalação de um sistema digital de gerenciamento do combate (BMS = Battle Management System), que mostrará uma imagem do campo de batalha numa tela colorida. O sistema coletará informações de unidades terrestres ou VANT e imediatamente as distribuirá de forma encriptada a todos os CC na zona de combate. Será instalada um sistema de visão térmica para o motorista, o chefe do carro e o atirador. Para evitar deformações no tubo do canhão por aquecimento, será adotada uma “manga” térmica.


O rádio será substituído por um mais potente, e será instalado um sistema de alerta laser. Uma APU será integrada para fornecer potência auxiliar sem necessidade de ligar o motor do carro, e instalado um sistema automático de combate a incêndios dentro da viatura (anteriormente havia somente no compartimento do motor), e todas as partes vitais do carro serão revisadas.


Os trabalhos serão iniciados com os carros do Regimento de Caballería de Tanques 8 (RCT 8) da I Brigada Blindada. Os serviços serão executados nas oficinas da Agrupación de Arsenales 601 (Agr Ars 601), com sede em Boulogne Sur Mer, na província de Buenos Aires. Está previsto que o protótipo esteja pronto para provas em março ou abril de 2012.

Fonte: Segurança & Defesa