A
Gol Linhas Aéreas Inteligentes surgiu no Mercado brasileiro quando a
maior parte das companhias aéreas estava com problemas severos de caixa,
endividada e com sua rentabilidade reduzida pelas despesas com os
juros. Várias foram as empresas que acabaram encerrando suas atividades,
ou sendo negociadas, mas fizeram história no mercado doméstico e
internacional, em especial a Transbrasil, Varig e Vasp.
A proposta do Sr. Constantino, o homem do transporte sobre rodas, era transformar o passageiro de ônibus de média e longa distância em usuários do transporte aéreo, com uma baixa tarifa e estrutura de custos mais enxuta. Como a empresa iniciou suas atividades levando em conta o aprendizado do transporte popular, chegou ao mercado com custos financeiros reduzidos e alta capitalização, fazendo com que suas concorrentes perdessem passageiros diante da nova estratégia. Outra vantagem competitiva foi maximizar o uso da aeronave, mesmo reduzindo a margem de contribuição com tarifas pequenas para aqueles que optassem por viajar em horário n oturno ou esperando a disponibilidade da companhia em assentos vagos.
A situação que chamou atenção no mercado acionário, no final de julho, foi sobre as revisões das projeções de 2011 sobre os seus resultados. Ela trouxe a redução da margem operacional de 1% a 4%, diminuindo sensivelmente o dividendo a ser pago para o acionista – se é que haverá. A alegação leva em conta o crescimento dos custos operacionais em decorrência de um aumento dos combustíveis e investimento em 395 copilotos, trazendo mais custos operacionais. Existem outras situações que devem ser analisadas, como a aquisição da Webjet.
Tal situação não foi vista com bons olhos. O mercado acionário, sensível a mudanças econômicas, oscila, levando as tendências dos investidores em comprar e vender as ações. A situação foi tão complexa que a desvalorização da empresa, de maio a agosto, foi em torno de 45%. Isso significa que em questão de três meses ela perdeu quase a metade do seu valor.
Para haver um comparativo nas informações e como a Gol já encerrou o seu resultado em 30 de junho, o seu valor, de acordo com os negociados na Bovespa, apurando suacotação em 31 de março, era de R$ 5,85 bilhões e, em 01 de agosto, R$ 3,22 bilhões.
Alguns questionamentos que deverão ser respondidos é o porquê da aquisição da Webjet, já que as projeções de mercado informadas pela empresatrouxeram problemas significativos a sua concorrente direta TAM, que tambémteve redução dos valores negociados em bolsa.
Fonte: "Administradores" - Via: Portal 12hs Aérea news
A proposta do Sr. Constantino, o homem do transporte sobre rodas, era transformar o passageiro de ônibus de média e longa distância em usuários do transporte aéreo, com uma baixa tarifa e estrutura de custos mais enxuta. Como a empresa iniciou suas atividades levando em conta o aprendizado do transporte popular, chegou ao mercado com custos financeiros reduzidos e alta capitalização, fazendo com que suas concorrentes perdessem passageiros diante da nova estratégia. Outra vantagem competitiva foi maximizar o uso da aeronave, mesmo reduzindo a margem de contribuição com tarifas pequenas para aqueles que optassem por viajar em horário n oturno ou esperando a disponibilidade da companhia em assentos vagos.
A situação que chamou atenção no mercado acionário, no final de julho, foi sobre as revisões das projeções de 2011 sobre os seus resultados. Ela trouxe a redução da margem operacional de 1% a 4%, diminuindo sensivelmente o dividendo a ser pago para o acionista – se é que haverá. A alegação leva em conta o crescimento dos custos operacionais em decorrência de um aumento dos combustíveis e investimento em 395 copilotos, trazendo mais custos operacionais. Existem outras situações que devem ser analisadas, como a aquisição da Webjet.
Tal situação não foi vista com bons olhos. O mercado acionário, sensível a mudanças econômicas, oscila, levando as tendências dos investidores em comprar e vender as ações. A situação foi tão complexa que a desvalorização da empresa, de maio a agosto, foi em torno de 45%. Isso significa que em questão de três meses ela perdeu quase a metade do seu valor.
Para haver um comparativo nas informações e como a Gol já encerrou o seu resultado em 30 de junho, o seu valor, de acordo com os negociados na Bovespa, apurando suacotação em 31 de março, era de R$ 5,85 bilhões e, em 01 de agosto, R$ 3,22 bilhões.
Alguns questionamentos que deverão ser respondidos é o porquê da aquisição da Webjet, já que as projeções de mercado informadas pela empresatrouxeram problemas significativos a sua concorrente direta TAM, que tambémteve redução dos valores negociados em bolsa.
Fonte: "Administradores" - Via: Portal 12hs Aérea news
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