Um avião militar iemenita caiu nesta quarta-feira em uma região tribal no norte de Sana após ser atingido por um míssil lançado por combatentes tribais da oposição, informou uma fonte do Ministério da Defesa à Agência Efe. A fonte acusou o partido Reforma Islâmica, uma das principais legendas da oposição e braço político da Irmandade Muçulmana no Iêmen, de estar por trás do ataque à aeronave, um Sukhoi-22 de fabricação russa.

Fontes tribais disseram à Efe que o piloto foi capturado pelos milicianos, embora não tenham confirmado se está mesmo gravemente ferido, como havia revelado anteriormente um responsável militar, que pediu anonimato. O avião, que ficou totalmente destruído, tinha decolado da base militar de Dailami, perto do aeroporto da capital, antes de cair dez minutos depois na área de Beit al Daguish, na região de Arhab.

Há dois dias, um general de brigada das Forças Armadas iemenitas morreu e outros 15 soldados ficaram feridos em um ataque de combatentes tribais contra um quartel militar em Arhab. Um dia antes, outras duas pessoas perderam a vida por bombardeios da Guarda Republicana contra dirigentes tribais opositores na região vizinha de Naham.

Desde janeiro o Iêmen vive uma revolta popular para reivindicar reformas e a queda de Ali Abdullah Saleh, em um processo que já deixou centenas de mortos e milhares de feridos.

Fonte: Terra