Documentos secretos encontrados na Líbia indicam que pode ter havido uma estreita ligação dos serviços de espionagem americano e britânico com o regime de Muammar Kadhafi.Os documentos foram encontrados em um escritório do serviço secreto líbio abandonado, em Trípoli. Eles estavam arquivados em pastas e foram localizados por jornalistas e pela organização de direitos humanos Human Rights Watch.

Alguns estavam escritos em inglês. Uma das pastas fazia referência à Central de Inteligência Americana (CIA). E duas outras ao MI 6, o serviço secreto britânico. A autenticidade do material não foi comprovada.

Segundo a organização Human Rights Watch, um dos documentos seria um discurso escrito pelos americanos para Muammar Kadhafi, quando ele anunciou em 2004 o fim do programa de armas de destruição em massa. Havia papéis também sobre a disposição do serviço secreto britânico para rastrear telefonemas para os líbios.

De acordo com o representante da Human Rights Watch, Peter Bouckaert, os documentos dão a entender que os serviços de inteligência entregaram ao governo líbio militantes suspeitos de atividades terroristas.

“A Cia prendeu oito ou nove suspeitos. Além de entregá-los ao serviço secreto líbio, os agentes da CIA mandaram perguntas, para que os líbios interrogassem os suspeitos. Alguns arquivos deixam claro que os agentes da CIA estavam presentes nos interrogatórios", disse ele.

A CIA e o serviço secreto britânico não quiseram falar sobre a descoberta dos documentos, mas uma porta voz disse que não pode ser surpresa que a CIA trabalhe com governos de outros países para proteger os Estados Unidos contra o terrorismo ou outras ameaças.

Fonte: G1 - Via Correio do Brasil

Nota: Qual o Interesse da Europa e USA na Libia?
1 – A Libia possui petróleo, de boa qualidade e com volume superior a 45 bilhões de barris em reservas;
2 – Fazer com que todo mar Mediterrâneo fique sob controle da OTAN. Só restando a Síria como 'porto não seguro';
3 – E, provàvelmente, um dos maiores motivos, é que o Banco Central Líbio não é atrelado ao sistema mundial Financeiro. As suas reservas de toneladas de ouro, dão cobertura ao valor da moeda, o dinar, e permite ficar imune às flutuações do dólar. O sistema financeiro internacional ficou preocupado com Kaddafi, por ter apresentado e quase conseguido, que os países africanos formassem uma moeda única desligada do dólar.