A QinetiQ e a Northrop Grumman acreditam ter identificado um Sistema Aéreo Não-Tripulado de Decolagem Vertical (VTUAS) confiável e de bom custo benefício, com capacidade para formar uma base para uma mudança radical na conduta de patrulha marítima e operações de combate em guerra para Marinha Real através da conversão de antigos helicópteros Gazelle em Fire Scouts.

Um helicóptero Westland Gazelle em serviço com a QinetiQ.

A plataforma do Reino Unido recomendada para a conversão Fire Scout (foto ao lado), o Gazelle, é um helicóptero muito respeitado e confiável que atualmente é pilotado pelo exército britânico, o Air Corps. É reconhecido que o Gazelle é uma solução de curto prazo, mas fornece uma maneira extremamente rentável para a Royal Navy para ganhar uma valiosa experiência preparatória com um VTUAS operacional visando implantar o sistema numa estrutura mais capaz como parte da Força Futura 2020.

A conversão de um Gazelle em uma plataforma VTUAS poderá ocorrer em Boscombe Down MOD, que é dirigido e controlado pela QinetiQ, enquanto o trabalho de ensaios em vôo para o programa de demonstração seria realizado no Centro de UAV da QinetiQ West Wales.

Fonte: CAVOK