Pelo menos 44 pessoas morreram nesta quarta-feira (7) quando um avião de passageiros Yakovlev 42 (Yak-42) caiu pouco depois da decolagem no aeroporto de Yaroslavl, na Rússia.

Segundo a polícia regional, estavam a bordo do voo, que ia de Yaroslavl a Minsk (capital de Belarus), 45 pessoas - 37 passageiros, entre eles membros da equipe de hóquei do Lokomotiv Yaroslavl - e oito tripulantes.

Quarenta e quatro pessoas morreram no acidente e um sobreviveu, informou a polícia regional.

O avião caiu às 16h05 locais (9h05 de Brasília), quando começava a ganhar altura a um quilômetro do aeroporto Tucnochna, segundo o Comitê de Investigação da Rússia, principal órgão de investigação criminal do país.

A equipe do Lokomotiv foi a terceira colocada no campeonato russo de hóquei de 2011. O clube foi campeão em 1997, 2002 e 2003.

A Rússia é cenário frequente de acidentes aéreos envolvendo aviões antigos de concepção soviética.

(Yak-42 - foto acima)

De acordo com as agências russas, o primeiro-ministro Vladimir Putin mandou o ministro dos Transportes, Igor Levitin, visitar o local do acidente e o presidente Dmitri Medvedev enviou o chefe adjunto de sua administração, Vladislav Surkov.

O Yak 42 é um trimotor de concepção soviética que entrou em serviço em 1980.

Fonte; G1

Veja video e Fotos do acidente:














O avião Yakovlev-42, de fabricação russa, caiu hoje (7) a nordeste de Moscou causando a morte de 44 pessoas. Entre as vítimas estão jogadores do time de hóquei no gelo Lomokomotiv. Segundo autoridades russas, o acidente ocorreu a 2 quilômetros do Aeroporto Tulochn, em Iaroslavl, logo após a decolagem.

A equipe do Lomokomotiv de Iaroslavl, cidade situada a cerca de 300 quilômetros a nordeste de da capital russa, viajava para enfrentar o Dínamo de Minsk, na Bielorrússia.

Dos 37 membros da equipe, 26 eram russos e 11 estrangeiros. O Lokomotiv era treinado pelo canadense Brad Maccrimon. Integravam o time ainda dois checos, um sueco, um ucraniano, um eslovaco, um letão e um bielorrusso.

Na Rússia, o acidente trouxe à memória a tragédia da equipa de futebol uzbeque do Pakhtakor, que morreu em um choque entre dois aviões soviéticos Tupolev-134, em 11 de agosto de 1979. Na ocasião, morreram 178 passageiros e tripulantes, entre os quais estavam 17 jogadores da equipa da primeira divisão do futebol soviético.

O avião Yakovlev-42 não conseguiu chegar à altura segura e bateu na antena de um farol situado na pista do Aeroporto de Iaroslavl, de acordo com a Agência de Aviação da Rússia.

Fonte: Agencia Brasil - Fotos: BBC, Reuters, CNN e G1 - Via Direto da Pista