Com excelente desempenho e sucesso no mercado executivo, o helicóptero EC130 alcança novos mercados e se consolida como uma opção para utilização policial, com destaque para as missões de resgate aeromédico e defesa civil.
O monoturbina, que pode ser configurado para receber um exclusivo kit aeromédico desenvolvido pelo Centro de Engenharia da Helibras, se destaca também por ser leve, versátil e silencioso e vem sendo utilizado para missões de policia e bombeiros, como no Paraná, onde a Secretaria de Segurança Pública acaba de receber a segunda aeronave deste modelo para integrar sua frota.

O operador do helicóptero, Tenente Coronel Orlando Artur da Costa, Comandante do GRAER, Grupamento Aeropolicial-Resgate Aéreo, da Polícia Militar do Paraná, salienta as qualidades do modelo. “A maior vantagem operacional do EC130 comparando-se às demais aeronaves na atividade de Segurança, é a possibilidade de se manter nas missões uma tripulação mínima de 2 pilotos e 1 ou mais tripulante operacional, o que gera maior segurança e precisão nos trabalhos”, explicou.
Além da maior segurança na operação, este modelo conta com um kit nacional, desenvolvido pela Helibras para missões de resgate aeromédico, instalado no sentido longitudinal para comportar um paciente em maca e até dois assistentes ou médicos; o que permite uma maior movimentação da equipe na cabine provendo assistência permanente ao paciente durante o vôo. Certificado pelos órgãos competentes, o kit, que pode ser configurado com a montagem rápida da maca e do piso aeromédico, já está em uso no primeiro helicóptero EC130 utilizado no Paraná.
Segundo Eduardo Marson Ferreira, presidente da Helibras, “nossa gama de produtos, aliada à nossa capacidade de desenvolvimento de projetos e somada aos serviços que oferecemos aos operadores governamentais, fazem da Helibras uma das empresas mais bem preparadas para atender a este importante segmento, provendo solução personalizada para segurança pública e defesa civil no atendimento da população”.
Para o comandante Orlando Artur da Costa, o kit é uma inovação para as missões. “É extremamente importante para resgate ou transporte aeromédico, pois conseguimos manter a tripulação mais um médico ou enfermeiro e a vítima, devidamente estabilizada em uma maca de rápida configuração, além do espaço da cabine garantir uma viagem segura a todos os passageiros”, disse. O helicóptero foi utilizado para ajuda no salvamento das vítimas das chuvas e enchentes na Serra Fluminense, no RJ, no início de 2011 e no sul do país, no meio deste ano.
A segunda aeronave EC130 adquirida pela Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná, entrará em operação amanhã, data em que o GRAER comemora um ano de atividades em prol da população.

Fonte: Revista Asas