Um caça MiG-29 Fulcrum da Força Aérea da Índia possivelmente caiu no Vale Lahaul, em Himachal Pradesh, durante um vôo noturno de treinamento. Duas aeronaves MiG-29 do Comando Aéreo Ocidental haviam decolado de Adampur para o aeroporto perto Jalandhar na noite de terça-feira, dia 18 de outubro. No entanto, apenas um voltou para a base aérea, disseram oficiais da Força Aérea Indiana (IAF).

Ainda não há confirmação oficial sobre a queda nem sobre o modelo exato do caça, se monoplace ou biplace. Segundo membros da Força Aérea da Índia, as buscas pelos destroços devem demorar entre dois e três dias.

Dois helicópteros Cheetah da IAF começaram uma operação de busca na manhã de quarta-feira para localizar a aeronave desaparecida num terreno montanhoso. Caças Sukhoi Su-30 também estavam participando do treinamento.

“Depois de vasculhar as montanhas por mais de duas horas, os helicópteros voltaram à sua base”, disse Rajiv Shankar, vice-comissário, dos distritos de Lahaul e Spiti.

A aeronave desaparecida estava seguindo para Leh quando o piloto líder do esquadrão, DS Tomar, teria perdido a comunicação com o controle de tráfego aéreo às 08:30 na terça-feira.

Moradores disseram à polícia que viram um ”bola de fogo” no céu cair nas montanhas.

“O avião parece ter desaparecido no trecho entre a montanha e a geleira Chokhang Khang Nyanmar”, disse Shankar.

A administração local iniciou uma operação de busca na área depois que os oficiais da força aérea informaram o vice-comissário sobre o avião desaparecido.

“A busca no nível do solo continuou até as seis horas na quarta-feira”, disse Shankar.

Um grupo de busca da polícia também foi levado para o morro para localizar os destroços.

“Ainda não está claro se o piloto conseguiu ejetar com segurança”, disse o superintendente distrital da polícia de Bimal Gupta. Caso seja confirmada a queda, este será o sétimo acidente aéreo envolvendo aeronaves de caça da Força Aérea da Índia este ano.

Fonte: CAVOK - Foto: India Daily