A Base Aérea de Natal concentra as unidades de preparação avançada dos pilotos da Força Aérea Brasileira. Os novos aviadores são treinados na operação de aviões de caça Supertucano e de helicópteros Esquilo.
Os pilotos em preparação contam com uma área para emprego de material bélico no Destacamento de Maxaranguape, no município de Parnamirim, distante 51 quilômetros da capital Potiguar. Já na Base de Natal, o treinamento para operações com o Supertucano conta com a utilização de um simulador de voo.
Atualmente, 29 pilotos estão em fase de treinamento na Base Aérea nos Esquadrões Joker e Gavião.
“Ainda temos o Esquadrão Rumba, especializado em transporte que fica sediado na Base Aérea de Fortaleza”, explicou o brigadeiro Hugo Volkmer, comandante da I Força Aérea, subdivisão operacional da FAB.
A abertura dos portões das principais instalações da FAB no Recife, em Natal e Salvador para a imprensa, fizeram parte das comemorações dos 70 anos da corporação que serão celebrados no próximo dia 23.
Apesar da data festiva, em 2011 muitos dos planos de modernização e aquisição de equipamentos da Força Aérea Brasileira foram adiados. O orçamento da corporação teve um corte de 38%. Com esse déficit de recursos, reformas e construções não consideradas essenciais ficaram para 2012. Além disso, muitas aeronaves com mais de 40 anos de uso permanecem em operação na FAB, como os helicópteros H-1H, usados em missões de resgate e salvamento.
Fonte: Jornal do Comércio - Via Radio Bras
0 Comentários