A Força Aérea Indonésia vai receber 24 caças Lockheed Martin F-16 que eram da Guarda Aérea Nacional dos EUA e nove aeronaves de transporte médio C-295 da Dirgantara Indonesia (PTDI) / Airbus Military.

A compra das aeronaves foi anunciada pelo Ministro da Defesa Purnomo Yusgiantoro, num comunicado feito por oficiais da Indonésia a agência de notícias Antara.

Os 24 caças F-16 Block 25 serão atualizados para o avançado padrão Block 52, disse Yusgiantoro. Ele acrescentou que o acordo foi aprovado pela Câmara dos Representantes da Indonésia.

Uma fonte da indústria dos EUA disse que a venda dos F-16 será realizada através do mecanismo de venda FMS (Foreign Militar Sales), e que a Agência de Cooperação de Segurança e Defesa dos EUA está preparando a notificação da transação ao Congresso.

O acordo para nove aeronaves C-295s está avaliada em US$ 325 milhões, disse Yusgiantoro. Um memorando de entendimento foi assinado com a PTDI, e as novas aeronaves de transporte serão entregues para Força Aérea da Indonésia no primeiro semestre de 2014.

A encomenda segue o anúncio da Airbus Militar no início de outubro de um acordo de parceria com a PTDI que permitiria que seu parceiro no mercado da Indonésia possa co-produzir e comercializar o C-295. As aeronaves são consideradas potenciais substitutas das aeronaves de transporte Fokker F27 da Força Aérea da Indonésia.

Fonte: Flight Global – Via: Cavok