O pequeno avião foi projetado para cuprir uma incrível missão: ser uma caça parasita, transportado por um enorme B-36, e ser solto e recuperado em voo


O McDonnell XF-85 Goblin (Gnomo) foi o único avião da Força Aérea dos Estados Unidos projetado desde o início como um caça parasita, para ser transportado como uma escolta embarcada a bordo de bombardeiros, assim como os Republic RF-84K Thundeflash, que foram modificados anos mais tarde.

Em 1947, testes foram realizados para avaliar a possibilidade de acoplamento entre um Goblin e um mock-up do Convair B-36 Peacemaker. O primeiro XF-85 voou no ano seguinte, mas possuía grande quantidade de problemas mecânicos e conceituais.

Ed Schoch, o único homem a pilotar essa estranha aeronave, voou com ele saindo do compartimento de bombas de um Boeing B-29 Superfortress. O XF-85 voava muito bem depois de solto, mas o conceito de caça parasita era cheio de falhas. Após cerca de uma dúzia de testes de voo, em quatro ocasiões sofreu sérios contratempos, desenganchar e enganchar provou ser extremamente perigoso. Essa bizarra operação nunca foi realizada operacionalmente, mas ela determinou a forma pouco comum do XF-85 Goblin, um monoplano de asa baixa, com asas curtas enflechadas, um gancho escamoteável no nariz e uma cauda em forma de X projetada para caber dentro do compartimento do B-36.

Continue lendo a matéria de Santiago Oliver em clicando aqui (Avião Revue). - Via: Noticias Sobre Aviação