Um americano e dois russos se juntam aos astronautas que estão na ISS desde junho

Reprodução da tela dos instrumentos usados na cápsula Soyuz para o acoplamento
à Estação Espacial Internacional mostra a escotilha no alvo
Uma nave espacial que leva a bordo um astronauta americano e dois russos se acoplou com sucesso às 2h24m nesta quarta-feira (no horário de Brasília) à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

A nave Soyuz TMA-22, com o astronauta da Nasa Dan Burbank e os russos Anton Shkaplerov e Anatoly Ivanishin, se enganchou com no porto de encaixe do módulo Poisk, que faz parte do segmento russo da ISS, vários minutos antes do horário previsto.

Os três tripulantes se juntam ao americano Micheal Fossum, o russo Sergey Volkov e o japonês Satoshi Furukawa, que estão na estação espacial desde junho.

Os novos tripulantes permanecerão 124 dias na plataforma, período em que irão realizar um total de 37 experimentos. Além disso, colocarão em órbita o minissatélite Chibis-M, que há duas semanas chegou à plataforma a bordo do cargueiro russo Progress M-13M.

O Chibis-M, com uma massa de 52 kg, estudará as tempestades de raios, com a peculiaridade que será a primeira vez que este fenômeno meteorológico será averiguado em diferentes espectros de radiação eletromagnética de maneira simultânea.

A missão dos novos tripulantes inclui ainda os trabalhos de descarga de dois cargueiros russos Progress e também uma caminhada espacial.

A Soyuz TMA-22 foi lançada na segunda-feira com ajuda de um foguete Soyuz FG da base de Baikonur, no Cazaquistão.

Fonte: O Globo - Imagem: Nasa/AFP - Noticias Sobre Aviação