A Eurocopter revelou o projeto, anteriormente secreto em outubro, quando anunciou que os pilotos de teste da Eurocopter haviam voado uma AS350 equipado com um motor elétrico auxiliar, que irá prover potência à aeronave em caso de uma falha do motor principal, permitindo um pouso em autorotação mais gerenciável.
Jean-Michel Billig, EVP de Engenharia da Eurocopter, declarou durante a Heli Power-2011, realizada na Farnborough que o programa estava sendo realizado em segredo desde setembro de 2010 com os primeiros vôos do sistema iniciados em Julho deste ano.
“Independente em quão bem treinados um piloto é para a autorotação, eles estarão sempre mais estressados quando ocorre um pane real ao invés de quando isso acontece no simulador”, disse Billig.
“Queríamos reduzir esse estresse para o piloto, fornecendo energia extra durante os dois pontos críticos de uma autorotação – nos primeiros segundos após a falha do motor e nos momentos antes do flare para pouso”.’
O sistema usa um compacto motor elétrico e um bateria de lítio. Em caso de falha de motor, um sistema de controle imediatamente envia energia para o motor elétrico que por sua vez fornece energia para o sistema do rotor.
O sistema está instalado em uma aeronave de teste e por enquanto não foi definido o peso do sistema. Billig disse que os engenheiros estão trabalhando na redução de seu tamanho e peso para que ele não tenha impacto sobre o número de passageiros ou na capacidade de carga da aeronave. Billig disse que o sistema está focado para ser utilizado em todos os três modelos monomotores da Eurocopter, como o EC120, EC130 e AS350.
A empresa ainda não decidiu sobre o nome do sistema, mas o projeto é executado sob a bandeira de “Iniciativa Hybrid Engine”. Billig acredita que o trabalho neste sistema também poderá trazer benefícios à empresa para desenvolver aeronaves mais ecológicos.
Fonte: Shephard - Piloto Policial
0 Comentários