A Pratt & Whitney Canada (P&WC), anunciou no dia 1º de novembro que seu motor turboélice PT6A-62 de 950shp (709kW) foi selecionado pelo Ministério da Defesa da Argentino para o programa de atualização do grupo motopropulsor das aeronaves bimotoras IA-58 Pucará da Força Aérea Argentina (FAA – Fuerza Aerea Argentina).
Fabricados nas décadas de 70 e 80 pela Fábrica Militar de Aviones (a empresa antecessora da FAdeA), os Pucarás são aeronaves destinadas paras tarefas de contra-insurgência (COIN) e que são atualmente equipadas por dois motores Turbomeca Astazou XVIG de 978shp (729kW). A FAA tem atualmente cerca de 30 dos aviões Pucará ainda na ativa, todos operados pelos Escuadróns I e II do Grupo de Ataque Aéreo 3 como parte da III Brigada Aérea na Base Aérea Militar de Reconquista.
“O PT6A-62 é o único motor de prateleira capaz de atender aos rigorosos requisitos da FAdeA”, disse Michael Perodeau, vice-presidente de aviação corporativa e programas militares da Pratt & Whitney Canada. ”Com o comprovado desempenho e confiabilidade do PT6A-62, além de sua capacidade acrobática e controle eletrônico do motor, as atualizações do motor podem ocorrer rapidamente e com menos risco ao programa da FAdeA, que é importante para os militares argentinos”.
“A FAdeA está confiante na escolha e nós acreditamos que este anúncio vai garantir o sucesso do nosso programa”, afirmou Emilio Maligno, gerente de negócios de desenvolvimento da FAdeA. ”A Pratt & Whitney Canada presta muita atenção às nossas necessidades e o motor PT6A-62 preenche todos os requisitos de confiabilidade, manutenção e disponibilidade; características chaves para nossos clientes.”
“Os motores PT6 são utilizados ??por 7.000 operadores de todo o mundo e fica como uma prova de como a Pratt & Whitney Canada reinventa seus produtos para atender às necessidades emergentes dos clientes”, disse Perodeau. ”Apesar de fabricantes tentarem desenvolver um motor semelhante, ninguém sequer chegou perto de igualar a versatilidade e a confiabilidade do PT6. Temos consistentemente aproveitado os avanços da tecnologia aerodinâmica e novos materiais para melhorar o desempenho do PT6 sem aumentar significativamente seu tamanho.”
Existem atualmente cerca de 27.000 motores PT6 em operação hoje, os quais já registraram mais de 350 milhões horas de vôo. Desde voos na Antártida em temperaturas de 75 graus abaixo de zero até apoiando os esforços ambientais em programas de reflorestamento, a capacidade de adaptação do motor PT6 continua a merecer o respeito e a lealdade de pilotos em todo o mundo.
Fonte: CAVOK
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