Foi no Farnborough Airshow, em 2008, que pela primeira vez Omã manifestou interesse na aeronave Eurofighter,e em abril de 2010 o então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, anunciou que um acordo havia sido feito. Não há confirmação clara sobre os números, embora acredita-se que poderia ser até 24 aviões na exigência, com 12 aeronaves sendo adquiridas de imediato.
Ainda não está claro se estes serão renovadas aeronaves Tranche 1 da RAF ou se serão incluidos pelo menos 12 caças Tranche 3 da ordem atual do Reino Unido. Segundo a BAE Systems, as aeronaves poderão ser entregues dentro de 36 meses.
No Dubai Airshow, em novembro do ano passado, houve uma maior especulação de que a Requisição de Propostas oficial poderia ser emitida, mas ao mesmo tempo, houve boatos de que a Força Aérea de Omã pudesse considerar alternativas norte americanas.
O consórcio Eurofighter permite que as nações parceiras Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido possam vender algumas de suas aeronaves de produção a terceiros, desde que tais operações não interfirem com suas própria campanhas de exportações do Typhoon. As aeronaves de Omã virão do Reino Unido.
“Isto representa um passo importante para o contrato”, disse um porta-voz do governo do Reino Unido. “Isso não é apenas mais um sinal da relação forte e duradoura entre os dois países, mas também apresenta uma nova oportunidade para ambos os governos e respectivos setores para trabalhar em conjunto para trazer benefícios econômicos, de treinamento e conhecimento para Omã.”
Os Emirados Árabes Unidos também está visando comprar Eurofighters tendo dito em novembro que o caça Rafale tem um proposta comercial impraticável.
Fonte: CAVOK
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