As negociações para o fornecimento de aeronaves de treinamento para Síria datam de meados de 2010. Presumivelmente, os novos Yak-130 que serão integrados na frota da Força Aérea vão complementar a frota existente de aviões de treinamento L-39 Albatros. Mas, como relata o jornal, o acordo com Damasco é muito arriscado, porque no futuro, a Síria poderá sofrem com sanções impostas pela ONU. Em particular, por causa dessas sanções contra a Líbia, a Rússia perdeu potenciais contratos no valor de quatro bilhões de dólares.
No início, os EUA expressaram preocupação sobre o fornecimento de armas russas à Síria, mas em resposta a isso, a Rússia disse que não violem leis e acordos internacionais.
O Yak-130 é projetado pelo bureau de design Yakovlev, de acordo com uma especificação da Força Aérea Russa para aeronaves de treinamento tático para os pilotos, bem como para os pilotos de caças de quinta geração. O Yak-130 é altamente manobrável, pode atingir velocidades de até 1.060 km/h e está equipado com moderna aviônica. Dentre os equipamentos de combate, o Yak-130 pode transportar mísseis, bombas e pods de canhões, num total de até três toneladas.
Em dezembro de 2011, o Ministério da Defesa russo assinou um contrato para fornecer 55 jatos Yak-130, e no final de dezembro, a Argélia começou a receber seus 16 aviões Yak-130 encomendados.
Fonte: Rustam Via: Cavok.
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