Um episódio ocorrido fora das pistas pode complicar o futuro de Adrian Sutil na Fórmula 1. O alemão, tido como um dos principais candidatos à segunda vaga da Williams – que também é cobiçada pelos brasileiros Bruno Senna e Rubens Barrichello – está sendo julgado em Munique, sua terra natal, por uma acusação de agressão a um integrante da equipe Lotus. A briga teria acontecido durante uma festa na boate M1nt, em Xangai, durante o fim de semana do GP da China de 2011, em abril.

Na ocasião, Sutil teria discutido com Eric Lux, executivo da Genii Capital, empresa do setor financeiro que controla a Lotus, que à época ainda era chamada de Renault-Lotus. O piloto alega que jogou o conteúdo de uma taça de espumante no dirigente, que contesta a versão. Lux afirma que precisou levar 24 pontos no pescoço após ter sido agredido pelo piloto, que teria usado a própria taça para cortá-lo. De acordo com a imprensa alemã, o piloto pode pegar um ano de prisão com direito à liberdade condicional caso seja condenado. Uma das testemunhas que deve ser chamada para depor é Lewis Hamilton, piloto da McLaren, que é amigo próximo de Sutil estava na mesma festa.

Por causa da ficha suja junto à Justiça alemã, o piloto também poderia ter problemas para entrar em território chinês, o que inviabilizaria sua participação na corrida este ano. Caso a sentença do julgamento iniciado nesta quinta-feira demore a sair, Sutil pode dar adeus às intenções de competir pela Williams em 2012.

Fonte: G1

Nota: O caso lembra o de Bertrand Gachot em 1991 que possibilitou a estreia de Schumacher pela Jordan no GP da Belgica.