O Exército Iraquiano receberá um total de 440 veículos blindados de transportes de pessoal de lagartas BAE Systems US Combat Systems M113A2 no passado usados pelo Exército dos Estados Unidos. Estes veículos fornecidos como itens militares excedentes ou EDA (Excess Defense Articles) armazenados num depósito de material de guerra em Sierra (Sierra Army Depot) passarão por um profundo processo de reconversão e receberão ainda um sistema de comunicações internas AN/VIC-3. A BAE Systems US Combat Systems em parceria com o depósito dos Exército dos Estados Unidos em Anniston ANAD (Anniston Army Depot) iniciou já o programa de reconversão contratado em 2011 através do processo de vendas militares ao estrangeiro FMS (Foreign Military Sales) por um montante superior a 31 Milhões de Dólares.

As 440 unidades são enviadas para as instalações da empresa em Anniston onde são submetidas aos trabalhos de reconversão e depois despachadas para o Iraque.

O processo de reconversão consiste na inspecção dos veículos de acordo com os padrões dos manuais técnicos de emprego operacional, reparação e substituição de componentes danificados. Segundo declarações da empresa à FDS, verificou-se um atraso no anúncio do programa por questões relacionadas com a necessidade de aperfeiçoar algumas questões contratuais.

O programa deverá ser completado em Abril de 2012.

Nestes últimos anos, o Iraque adquiriu largas quantidades de veículos blindadas incluindo carros de combate M1A1 Abrams, veículos de recuperação M88A2 Hercules, veículos blindados de combate de infantaria BTR-4, este também disponível em outras versões, e veículos protegidos de rodas Dzik-3 (localmente designados por Ain Jaria-1), REVA 3, Textron Marine & Land Systems (TM&LS) ASV e APC, AM General HMMWV (High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle) particularmente a versão M1151, e o modelo ILAV Badger (Iraqi Light Armored Vehicle).

É possível que o Iraque tenha recebido veículos blindados Mohafiz e Al Talha produzidos pela empresa Paquistanesa Heavy Industries Taxila (HIT).

Fotografia : O Exército Iraquiano receberá 440 veículos blindados M113A2 (BAE Systems).

Victor M.S. Barreira

Fonte: Defensa.com - Via Plano Brasil