O Ministério da Defesa decidiu comprar o Alenia Aermacchi M-346 para a Air Israel Força, ao invés de South Korea’s T-50 Golden Eagle, da Coréia do Sul, desenvolvido em conjunto pela Coreia Aerospace Industries Ltd. (KAI) e Lockheed Martin (NYSE: LMT). O ministério notificou as empresas da sua decisão, alegando que seu desempenho foi melhor do que o T-50.

O negócio vale cerca de US $ 1 bilhão. Vai comprar 30 unidades, em troca do acordo de aquisição, o Ministério da Defesa pretende exigir US $ 1 bilhão em contratos recíprocos da Itália. Os italianos irão, alegadamente, procurar aviões avançados IAI AWACS e vão desenvolver em conjunto um satélite de reconhecimento com Israel.

O Ministério da Defesa disse hoje que o diretor-geral Uri Shani tomou a decisão de comprar o M-346, e que o ministro da Defesa Ehud Barak ainda tem de aprová-la. As negociações sobre o acordo têm sido extremamente tensa, especialmente por causa de suspeitas de executivos KAI que Israel tinha optado pelo plano italiano há muito tempo.

À luz destas suspeitas, os sul-coreanos ameaçaram que, se Israel escolheu o M-346, Seul iria cancelar os contratos atuais e futuras para os sistemas de defesa israelenses. Esses acordos são supostamente centenas de milhões de dólares, e incluem a aquisição de radares, guerra eletrônica e sistemas de defesa antimísseis.

As autoridades de defesa israelense disseram no passado que as alegações da Coréia do Sul que Israel capitularam às pressões políticas da Itália para favorecer o M-346 eram infundadas.

Uma fonte de defesa disse: “Podemos esperar que a Coreia do Sul não venha a cancelar futuros acordos de armas. A competição foi completamente transparente.”

A defesa oficial superior disse hoje que, como parte da revisão das duas ofertas, os pilotos da Força Aérea testaram o desempenho tanto do M-346 e T-50, por muitas horas, contra vários desafios. Estes testes incluíram custos dos aviões, especificações, custo de manutenção, segurança e qualidade de formação para cadetes. A Força Aérea descobriu que o custo do M-346 é menor, e um funcionário da Defesa disse que é a que melhor atende às necessidades da Força Aérea.

O sistema de defesa disse que os funcionários responsáveis ​​pelo negócio estavam bem conscientes das frágeis condições econômicas da Itália, e que as medidas para lidar com estas condições já tinham sido consideradas pelo Ministério das Finanças que prepararam um pacote de garantias para contratos de reciprocidade.

Além de um grande negócio de armas com um país com solidez econômica incerta, um M-346 caiu há três meses em um show aéreo em Dubai. O sistema de defesa disse que os italianos estudaram as circunstâncias do acidente e apresentaram os resultados da investigação para Israel. A investigação descobriu que o avião caiu devido a uma falha elétrica que era característica do protótipo, mas não para os modelos de produção.

No entanto, o M-346 não tem muitas horas de vôo, que também é verdade para o T-50, embora esteja em uso operacional com a Força Aérea da Coreia do Sul.

Fonte: VirtualJerusalem - Via: Plano Brasil