Uma cerimonia chefiada pelo presidente equatoriano Rafael Correa acontecida na sede da Ala de Combate Nº 21, unidade da Força Aérea do Equador (FAE) localizada na Base Aérea de Taura, marcou o início da vida operacional dos supersônicos Atlas Cheetah comprados da África do Sul pelo governo do país.
O lote adquirido por US$ 78 milhões é composto por dez Cheetah C (monoplace) e dois Cheetah D (biplace), sendo que todos eles estavam estocados na África do Sul desde 2008, ocasião na qual foram retirados do serviço ativo da força aérea daquele país.
Em função das criticas ventiladas por setores contrários ao negócio firmado com os sul-africanos, Rafael Correa disse durante a cerimonia que o contrato de compra inclui cinco anos de garantia e a respectiva assistência técnica para os aparelhos.
O general Leonardo Barreiro Muñoz, comandante da FAE, lembrou os sacríficos que a instituição teve que implementar para que a aquisição desses aviões de combate fosse possível, haja visto que ela é prioritária por força da desativação dos Dassault Mirage F-1 e Cessna A-37B acontecida em 2010. Não foi divulgado ainda quantos exemplares já estão em condições de voo, sendo que segundo oficiais da FAE, esses aviões deverão passar ainda por uma “repotencialização” para que operem por pelo menos mais cinco anos.

Fonte: T&D