Alvo de quadrilha eram governos de países emergentes ou intermediários financeiros. Operação foi uma das maiores da história

As autoridades italianas anunciaram nesta sexta-feira o confisco na Suíça de bônus falsos do Tesouro americano no valor de US$ 6 trilhões, durante uma investigação conduzida pela Promotoria de Potenza, no sul da Itália. Com a operação, realizada em colaboração com as autoridades suíças e batizada com o nome de “Vulcano” (Vulcão), oito pessoas foram detidas na Itália, informou a imprensa italiana.

Os falsos títulos, com data de emissão de 1934, foram achados no interior de três caixas-fortes que supostamente pertenciam ao Federal Reserve dos Estados Unidos. Além disso, foi localizado um estojo que continha uma cópia falsa do Tratado de Versalhes, assinado em 1919 após a Primeira Guerra Mundial. Este último documento servia supostamente como prova utilizada pelos criminosos para provar a autenticidade dos bônus, já que eles afirmavam que os títulos faziam parte das somas de dinheiro trocadas entre as potências que entraram no conflito pelas despesas da guerra.

Segundo os investigadores, os bônus chegaram a Zurique em 2007 através de Hong Kong, onde aguardavam que os membros da quadrilha pudessem vendê-los a um Governo de um país “emergente”, ou a intermediários financeiros, em troca de dinheiro. O promotor Giovanni Colangelo não descartou que ainda existam bônus falsos “escondidos” em algum instituto financeiro, e ressaltou que a operação realizada nesta sexta-feira “foi notavelmente complexa” e se encontra entre uma das maiores da história.

A falsidade dos títulos foi confirmada por especialistas americanos.

Fonte: Último Segundo - Via Plano Brasil