A Russian Helicopters não vai participar em nenhum projeto em conjunto com a China para a produção de um helicóptero ligeiro da classe ou tipo do Mi-2. Isto foi relatado nessa semana e negado pela Russian Helicopters.

Conforme destacado nos meios de comunicação da Rússia e de outros países no dia 6 de fevereiro, inclusive reproduzido aqui, com referência à agência de notícias oficial do governo da China, a Xinhua, foi relatado que seria estabelecida uma nova empresa conjunta russo-chinesa para construir o helicóptero russo Mi-2. No entanto, nem a Rostvertol, que faz parte da Russian Helicopters, e referida no noticiário como uma parceira em um projeto conjunto, nem a própria Russian Helicopters da Rússia, ou qualquer uma de suas empresas afiliadas estão envolvidos em algum projeto colaborativo na China para a fabricação e organizações que pretendem construir helicópteros, ou em qualquer projeto similar sobre o Mi-2.

O helicóptero Mi-2 não é produzido por empresas da Russian Helicopters e não está incluído na atual linha de produtos da companhia, além de não estar previstos uma nova co-produção no exterior.

No entanto, a China e os tradicionais clientes parceiros de helicópteros russo na China estão trabalhando junto com a Russian Helicopters atuando como antes e continuando a cumprir os contratos existentes para o fornecimento de helicópteros de diferentes classes e diferentes propósitos.

Em dezembro de 2011, a Russian Helicopters e o Escritório de Segurança Pública de Ordos (na região inferior autônoma da Mongólia, na China) assinaram um acordo para o fornecimento de 20 helicópteros civis com motores coaxiais para combate a incêndios Ka-32A11BC (foto abaixo).

Kamov Ka-32A11BC

O helicóptero está equipado com um sistema horizontal de extinção de incêndios Simplex, e unidade de canhão de água VSU-5. A Russian Helicopteros venceu o concurso para os helicópteros de combate a incêndios em agosto de 2011. A entrega dos helicópteros para o Escritório Central de Segurança Pública de Ordos está agendada para Setembro de 2012.

Anteriormente, em setembro de 2011, a Unidade de Aviação Ulan-Ude da JSC (U-UAP), parte da holding Rússian Helicopteros, concluiu a entrega de 32 helicópteros Mi-171E na China. O contrato para o fornecimento de helicóptero de transporte civil Mi-171E foi assinado em dezembro de 2009. Os helicópteros multimissão médios do tipo Mi-8/17 estão sendo operados com sucesso na China, realizando uma ampla gama de tarefas: indispensáveis ??no transporte de cargas e passageiros, exploração e patrulhamento, combate a incêndios, transporte offshore.

Fonte: Rustam, direto da Rússia – Via: Cavok