O ministro da Defesa, Celso Amorim, informou ontem, em audiência no Senado, que a reconstrução da base da Marinha na Antártica ocorrerá até 2018. Para isso, o governo disponibilizará, ainda neste ano, um crédito extra de R$ 40 milhões. Técnicos do governo avaliam modelos de base desenvolvidos pela Espanha e pela Coreia do Sul. “Estima-se que essas bases, não as monumentais, mas as razoáveis, custem na ordem de R$ 100 milhões cada”, disse Amorim.

Ele ressaltou que pesquisadores e militares poderão voltar aos seus trabalhos na Antártica utilizando módulos provisórios, que serão instalados na área da antiga base Comandante Ferraz. A reconstrução definitiva, no entanto, levará mais tempo para começar. “Se tudo ocorrer muito bem, (a reconstrução) poderá começar no verão de 2014”, disse o ministro. “
Durante o encontro com senadores, Amorim, o comandante da Marinha, Julio Soares de Moura Neto, e o pesquisador da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Jefferson Simões afirmaram que o incêndio na base, ocorrido no último dia 25, começou na casa de máquinas, atingindo o gerador que atendia à base. As reservas de combustíveis não teriam sido atingidas.

Fonte: Gazeta do Sul