A Fábrica Argentina de Aviones (FAdeA) e
a empresa alemã Grob Aircraft AG assinaram um acordo estratégico para a
comercialização do jato de treinamento avançado AT-63 Pampa. O ministro
da Defesa da Argentina, Arturo Puricelli, disse que o governo do seu
país tem firme propósito de fabricar em serie o jato projetado
originalmente pela então Fabrica Militar de Aviones (FMA), e expressou
seu desejo para que países da América do Sul tomem a decisão de eleger o
modelo para fazer parte de suas Forças Aéreas.
O
presidente da FAdeA, Raúl Argañaraz, e o vice-presidente e CEO do grupo
Grob, André Hiebler, diante da presença de Puricelli, do diretor geral
do Serviço Logístico de Defesa, Carlos Lagunes, e do embaixador
argentino, Ginés González Garcia, firmaram o memorando de entendimento. A
primeira fase da cooperação entre as duas empresas corresponde a uma
sinergia das lideranças empresariais dessas organizações com vistas a
promover ao redor do mundo as capacidades e características do Pampa
como solução para treinamento avançado de pilotos de combate.
Entre as melhorias planejadas para o
Pampa consta a modernização de sua propulsão com a adoção de um motor
Honeywell TFE 731-40 2N, cuja potencia máxima é 20% maior do que a
variante instalada nos Pampas da serie anterior. Planeja-se também a
instalação de uma segunda tela multifuncional digital (MFD) no cockpit
para disponibilizar ao piloto uma quantidade maior de informações
táticas. A ideia é padronizar o cockpit do Pampa com relação àquele
existente no treinador básico Grob 120 TP da parceira alemã. A segunda
etapa do acordo, a qual esta em processo de análise, aprovação e
fechamento, envolve o Grob 120TP, aeronave construída com materiais
compostos, e que esta sendo oferecida como plataforma de instrução do
Curso Básico Conjunto (CBCAM) da Força Aérea da Argentina (FAA).
A
formação de pilotos militares na Argentina passa atualmente por uma
crise devido à falta de aviões, sendo que os veteranos Beechcraft T-45
Mentor da Força Aérea Argentina (FAA) foram desativados e o problema
esta sendo atenuado com o uso de sete monomotores Piper Dakota. A oferta
da Grob consiste em um programa “pay per hour”, no qual a companhia
fornece os aviões necessários (comenta-se que seriam 10 exemplares) mais
as peças de reposição necessárias à manutenção desses aviões, sendo o
pagamento feito com base nas horas de voo consumidas nas etapas de
treino básico e avançado. Esse sistema terceirizado já foi adotado por
algumas Forças Aéreas, entre elas, da França e Reino Unido, países que
empreenderam recentemente fortes ajustes em seus orçamentos militares.
Fonte: T&D
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