O presidente Mahmoud Ahmadinejad e chefes militares do Irã afirmaram hoje que o Exército nacional tem uma elevada capacidade combativa, capaz de dar uma resposta dura e neutralizante a qualquer agressão externa.

Ao falar em uma cerimônia realizada em Teerã pelo Dia do Exército Nacional, Ahmadinejad sublinhou a concepção defensiva das forças armadas do país persa, mas enfatizou que agiria com firmeza em caso de ameaças aos interesses e à dignidade do povo.

Indicou que o Irã avança para o sucesso em seu objetivo de atingir níveis superiores na ciência e tecnologia, e explicou que para esses propósitos pacíficos é necessária "segurança sustentada que será garantida pelas valentes e bem treinadas forças armadas".

O mandatário, que esteve acompanhado por comandantes de diferentes áreas da instituição castrense, assinalou que a República Islâmica tem estado sempre entre as nações mais pacíficas do mundo, mas sublinhou que seus inimigos receberão uma forte resposta, se ousam atacar.

click photos to enlarge

IRIAF McDonnell Douglas F-4E Phantom II fighter-bombers

IRIAF Grumman F-14A Tomcat air superiority fighters
IRIAA Bell AH-1J Sea Cobra (209)

IRIAA Boeing (Elicotteri Meridionali) CH-47C Chinooks (219)

IRIAF Su-24MK Fencers displaying body to body air refueling capability
using a Sakhalin UPAZ-1A air refueling pod.


"Se lançarem qualquer tipo de agressão, eles devem pensar que ficarão em uma interminável vergonha", afirmou Ahmadinejad ao recordar que a prioridade é "estar pronto para salvaguardar a soberania e integridade territorial do Irã".

Durante o desfile militar no mausoléu do Imã Khomeini, fundador da Revolução Islâmica em 1979, o chefe de Estado iraniano explicou que a região do Golfo Pérsico é "altamente sensível" e que reuniu "esforços coletivos de todos os países", sem mencionar recentes tensões.
Link
A referência foi interpretada como uma resposta a declarações de líderes dos países árabes do Golfo com críticas a Teerã pela viagem de Ahmadinejad na semana passada à ilha de Abu Moussa, uma das três cuja soberania disputam o Irã e os Emirados Árabes Unidos.

Depois de elogiar as capacidades defensivas e a disponibilidade militar das forças terrestres, navais e aéreas, o brigadeiro geral Ahmad Reza Pourdastan também advertiu sobre uma "fulminante resposta" ou "knock-out" àqueles que queiram "fazer alarde e ameaçar o país".

O comandante das Forças Terrestres do Exército apontou que a nação persa desenvolve seu poderio militar para garantir a paz, mas suas instituições armadas "não vacilarão em enfrentar com veemência as ameaças e em defender o Irã Islâmico exercendo pleno poder".

Fonte: Prensa Latina - Fotos: Uskowi on Iran