Em nota, empresa afirma que motor teve potencia muito baixa ou inexistente.
Aeronave da Polícia Civil de Goiás caiu em 8 de abril matando oito pessoas.
A fabricante Agusta Westland enviou uma carta a donos e operadores de
aeronaves AW119, mesmo modelo do helicóptero da Polícia Civil de Goiás
que caiu em Piranhas, sudoeste do estado. No texto, a empresa apresenta
novas informações sobre a investigação do acidente aéreo e explica que o
motor estava com potência muito baixa ou sem alimentação. A nota, no
entanto, afirma que não foi identificada a causa do problema.
Segundo a fabricante, verificou-se que houve queda na rotação da hélice
do helicóptero antes do momento do impacto. No entanto, afirma a nota,
não foram encontrados nos rotores, principal e de cauda, danos
pré-existentes que teriam impedido a livre rotação dos sistemas. Na
prática, significa que não havia defeitos nas peças capazes de
atrapalhar o piloto a fazer uma manobra de pouso de emergência.
Combustível
Para o mecânico e piloto Marcelino Oliveira, o documento levanta a
hipótese que faltou combustível para o motor. "Significa que parou de
chegar alimentação ou combustível para o motor", explica. Segundo ele,
se confirmado, o fato sugere outras diversas hipóteses: "Tinha
combustível ainda? A linha que liga o tanque ao motor foi interrompida,
ou quebrou? As duas bombas responsáveis por mandar esse combustível do
tanque para o motor entraram em falha?", questionou.
No dia 8 de abril, o acidente com o helicóptero da Polícia Civil na
cidade de Piranhas matou cinco delegados, dois peritos e o principal
suspeito da chacina ocorrida em Doverlândia, Aparecido de Souza Alves,
22 anos. O grupo deixou a fazenda onde sete pessoas foram degoladas após
a reconstituição do crime, por volta das 15h30. Minutos depois, no município de Piranhas, caiu matando todos os ocupantes.
Um dia após a tragédia, o secretário de Segurança Pública de Goiás
(SSP-GO), João Furtado, chegou a descartar que teria faltado
combustível. "Temos a informação preliminar que havia combustível
suficiente", disse Furtado. Apesar de ser proprietária de dois outros
helicópteros, a SSP-GO alega que não recebeu a carta da fabricante.
A secretaria arquivou as investigações criminais sobre o acidente. Foi
aberto um processo administrativo para averiguar o caso. Os motivos que
poderiam ter causado a queda da aeronave estão a cargo apenas dos órgãos
federais e o estudo pode levar meses para ser concluído.
A investigação da queda da aeronave está sendo feita pela Agusta em
conjunto com as autoridades brasileiras. O Centro Nacional de
Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos (Cenipa) preferiu não se
pronunciar sobre o documento.
Fonte: G1 GO, com informações da TV Anhanguera - Via Noticias Sobre Aviação
0 Comentários