Mergulhadores dinamarqueses da Sociedade Histórica Aeronáutica da Dinamarca recuperaram um raro caça noturno alemão da Segunda Guerra Mundial ao norte da península da Jutlândia, e irão iniciar seu processo de restauração.
O único exemplar conhecido do Heinkel He 219 Uhu encontra-se no Museu Smithsonian, em Washington DC, EUA, para onde foi levado no fim da guerra. Três exemplares foram confiscados pelo Serviço de Inteligência do Exército na Base Aérea Grove, na Jutlândia.
Uma das mais avançadas aeronaves construídas durante a Segunda Guerra, era equipada com um eficiente radar VHF desenhado para procurar e atacar bombardeiros Aliados.
Encontrado na Baía de Tannis entre Hirtshals e Skagen, o seu trem de pouso triciclo facilitou a identificação da aeronave logo de início. “O trem de pouso de uma aeronave é como as impressões digitais de um humano, mas fiquei estarrecido por achar uma aeronave tão rara aqui na Dinamarca”, disse o pesquisador Ib Lodsen, que coordenou as buscas.
Foi muito emocionante. Nunca se sabe com certeza o que vai ser encontrado. Foi um pouco decepcionante”, ele acrescenta, dizendo que os cabos da instrumentação da aeronave haviam sido cortados, mostrando que alguém já havia depredado o achado.
As únicas partes que ainda não foram encontradas são um dos motores e partes da cauda, que provavelmente incluiriam o serial da aeronave – peça-chave para determinar sua história.
O Heinkel agora será transportado para um museu em Aalborg, onde será restaurado e exibido. “As pessoas interessadas na aeronave virão de todo lugar para vê-la. É uma sensação”, disse Lodsen.
Somente 294 exemplares do He 219 foram construídos para a Luftwaffe. O exemplar nos EUA, tido até agora como o único no mundo, foi levado da Dinamarca para Cherbourg, na França, em 1945, e de lá embarcado no porta-aviões inglês HMS Reaper para os EUA, como parte de uma operação para documentar avanços tecnológicos alemães.
Fonte: Politiken.dk, 24 de abril de 2012. - Via Sala de Guerra