O ataque a Fragata USS Stark (FFG 31) em 1987 - HANGAR DO VINNA

Breaking

GeoEstratégia, Aviação, Defesa, História, Conflitos, dentre outras coisas...

quinta-feira, maio 17, 2012

O ataque a Fragata USS Stark (FFG 31) em 1987

Em 17 de maio de 1987 a fragata norte-americana USS Stark (FFG 31), que patrulhava na águas do Golfo Pérsico (e fazia interceptação de mensagens dos Iranianos em plena guerra do Irã X Iraque visando organizar comboios de petroleiros), foi atingida por dois mísseis AM.39 Exocet disparados de um Mirage F-1 iraquiano (outros falam que seria um Falcon 50 modificado).

O ataque que quase resultou na perda do navio ocasionou a morte de 37 tripulantes e 21 feridos. O primeiro míssil penetrou o casco a bombordo. Sua ponte de comando não explodiu. O segundo míssil entrou mais ou menos no mesmo lugar, deixou um corte de 4 metros no casco e em seguida explodiu em alojamentos da tripulação.

Vale salientar que a época não existia um estado de beligerância entre os EUA e o Iraque. O caça foi detectado mas o missil não. A fragata não revidou ao ataque. Na foto o USS Stark na manhã seguinte ao ataque. Não fossem as águas calmas do Golfo Pérsico, a fragata poderia ter afundado. O navio foi reparado nos estaleiros Ingalls em Mississippi ao custo de 142 milhões de dolares e foi aposentada em 07 maio 1999.
 By Vinna

Nenhum comentário:

Sponsor

AD BANNER

Moto GP News




Os Indianos vão acabar voltando atrás e comprando o Gripen NG

Videos Recomendados

Destruição de um DC-3...



O que a China realmente quer?



Acidente do 737 MAX


Definidas As datas de Entrega do Gripen a FAB



A MELHOR HISTÓRIA DE AVIAÇÃO DE TODOS OS TEMPOS


BANNER 728X90