A Russian Helicopters, subsidiária da companhia estatal russa Oboronprom, é a nova patrocinadora da Caterham. O acordo com a fabricante de helicópteros militares e civis, cuja duração não foi divulgada, foi anunciado por Tony Fernandes, proprietário da equipe malaia, na manhã desta quinta-feira.
“Estou feliz em dar as boas-vindas a Russian Helicopters na Caterham. É um sinal de que nossas relações estão cada vez mais fortes na Rússia e que podemos atrair parceiros deste calibre. Estamos ansiosos em devolver a confiança depositada por eles [em resultados] dentro e fora da pista”, afirmou Fernandes.
Atualmente, a Russian Helicopters ocupa a segunda posição no ranking mundial de maiores construtores de aeronaves deste porte. No ano passado, a demanda da empresa dobrou para 859 aeronaves, com valor estimado em 330 bilhões de rublos (aproximadamente R$ 21,2 bilhões). Deste total, cerca de 600 helicópteros estão envolvidos em transações do ministério da Defesa russo.
“Tenho certeza que, no momento, as empresas sérias da Rússia têm de apoiar projetos importantes para o país e a sociedade. Os helicópteros russos são uma empresa global de alta tecnologia. Vitaly Petrov, o russo da equipe de F1 Caterham, faz parte de um esporte de alta tecnologia com enorme popularidade em todo o mundo”, disse Dmitri Petrov, presidente da empresa.
“Fornecemos nossos helicópteros com marketing internacional e estou certo de que o envolvimento no esporte nos ajudará a fortalecer a imagem das aeronaves russas no exterior, assim como contribuir para o crescimento dos investimentos na economia da Rússia”, acrescentou.
Em 2008, o Brasil comprou 12 helicópteros de ataque e transporte da Russian Helicopters para serem usados na proteção da fronteira com a Venezuela. O acordo da estatal russa com a Caterham também fortalece as chances de renovação do time com Vitaly Petrov para a temporada 2013.

Fonte: UOL